Fornecer orientações adequadas para prevenção e detecção precoce das patologias mais prevalentes entre os trabalhadores porto de Salvador. Esse é o objetivo da 1ª Semana da Saúde do Homem Portuário, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, das 09 às 16 horas, no Portão 2 da Companhia das Docas do estado da Bahia – CODEBA, localizado no bairro do Comércio.

Durante a mobilização, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde ofertarão gratuitamente serviços como testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis e hepatites, avaliação nutricional, atendimentos médicos e odontológicos, confecção do cartão SUS, além de ações de combate ao tabagismo, consumo excessivo de álcool e outras drogas.

A estratégia pioneira na Bahia terá também como foco a Paternidade Cuidadora, que visa sensibilizar os homens sobre a relevância da sua participação no período do pré-natal, acompanhamento no desenvolvimento da criança e a influência da saúde do pai para a manutenção de hábitos saudáveis pelos filhos. A diminuição da violência doméstica e a redução de ocorrências de depressão pós parto também são objetivos da mobilização. Atividades lúdicas e workshops sobre segurança do trabalho também serão ministradas.

A mobilização é uma promoção da Área Técnica Saúde do Homem e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).