O Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio (PIAM) foi o tema central do fórum realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), nesta quinta-feira (07), no auditório da Universidade Salvador (Unifacs) – Campus Lapa, em Salvador das 8h às 12h.

Durante o evento, a equipe do Protocolo IAM do SAMU e gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) geridas pelo município, puderam debater diversos temas voltados ao atendimento de pessoas que são acometidas pelo infarto, como a classificação de risco, análise de pacientes trombolisados, complicações pós trombólise, discussão de indicadores apresentados, entre outros pontos importantes para aprimorar o serviço oferecidos pela rede.

A cardiologista e coordenadora do PIAM, Pollianna Roriz, explica a importância do fórum para o aprimoramento do protocolo “Esse momento em que nos juntamos para debater o PIAM é decisivo para o aperfeiçoamento das nossas práticas, aqui debatemos os processos, pontuando os desafios, os pontos a melhorar, o que funciona, os indicadores de cada UPA de forma individualizada e também contribuímos para padronizar e agilizar nossos atendimentos aos pacientes vítimas de infarto.”

“Nosso protocolo apresenta resultados muito bons, temos uma equipe organizada, dedicada, e graças a isso, a SMS segue investindo ainda mais nesse setor que faz a diferença nos atendimentos de pessoas que sofreram infarto”, destacou o coordenador médico do SAMU, Ivan Paiva.

Reconhecimento – As UPAs Hélio Machado e San Martin e o 12° Centro de Saúde Alfredo Bureau receberam uma placa de reconhecimento pelos indicadores apresentados do PIAM durante o fórum. Além disso, os internos de medicina Maria Clara Sales e João Pedro Almeida, juntamente com a estagiária de enfermagem Crislaine Ribeiro também foram homenageados pelo esforço e trabalho realizados dentro do protocolo.

Sobre o PIAM – O Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio tem o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes e garantir que eles recebam o tratamento recomendado pelas diretrizes, a fim de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes do infarto.O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma emergência médica. Ele é causado por uma obstrução de uma das artérias coronárias, que nutrem o próprio músculo do coração.