O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, participou na tarde desta quinta-feira (11) da audiência pública virtual “Atual contexto da Covid-19 na Bahia – Estratégias de controle e plano de vacinação”.

O evento que contou com a participação da presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde da Bahia (Cosems/BA), Stela Souza, dentre outros representantes da sociedade civil organizada, abordou a atual situação epidemiológica do vírus no estado e as estratégias implementadas para a imunização.

Durante o encontro, Prates explicou que o fracionamento do envio das doses para capital tem causado dificuldade na evolução da campanha de vacinação em Salvador. “Construímos um Plano de Imunização para cidade de Salvador, mas por conta do quantitativo insuficiente de doses recebidas até o momento na cidade, não conseguimos colocar em prática o que foi planejado. Tivemos que definir a prioridade da prioridade para receber as doses nesse primeiro momento e aguardamos o posicionamento da gestão federal com o envio de novos lotes para cidade”, destacou.

A audiência pública foi organizada pelo Comitê Baiano – Vacina no SUS Já. O grupo é formado por diversas entidades do estado entre partidos políticos, centrais sindicais, movimentos estudantis, associações de moradores, entre outros. O objetivo é ampliar o debate entorno do tema e auxiliar o poder público na definição de medidas para ampliar o acesso aos imunizantes em toda Bahia.