Módulos de saúde atenderam cinco pessoas com irritação nos olhos causada pelo produto nesta sexta-feira (9)

Penteados estilosos são a cara do Carnaval de Salvador, e para isso, muitas pessoas usam diversos tipos de fixadores, géis e pomadas para manter o cabelo arrumado por mais tempo, mas é preciso cuidado na hora de utilizar o produto. Somente na sexta-feira (09), cinco pacientes do sexo feminino, com idade entre 24 e 47 anos, solicitaram atendimento nos módulos de saúde do circuito Dodô (Barra/Ondina), devido ao quadro de irritação, secreção amarelada, inchaço e visão reduzida, após exposição à chuva e o produto escorrer para os olhos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta e orienta à população sobre os riscos do uso de pomadas modeladoras que não são aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é importante adotar cuidados como: utilizar apenas produtos aprovados pela Anvisa; ler atentamente o rótulo antes do uso; seguir atentamente as orientações do fabricante; e lavar imediatamente com água corrente, por pelo menos 15 minutos, se o produto entrar em contato com os olhos.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca o trabalho da VISA na fiscalização dos estabelecimentos que vendem o produto “Nossas equipes da Vigilância Sanitária estão desde o ano passado, quando a Anvisa emitiu o alerta dos danos causados por essas pomadas, fazendo a fiscalização e remoção dos produtos que não são seguros à à saúde, mas o que acontece é que as pessoas ainda tem o produto em casa e acabam usando, então a gente pede é que não use, leia a rótulo para se certificar de que não haverá danos à saúde, principalmente dos olhos.”

Medidas adotadas pela SMS –

Tendo em vista a captação dos casos nas últimas 24 horas de intoxicação exógena nos módulos de saúde, ocasionados após o uso de produtos para modelar, fixar ou trançar cabelos, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) tem se debruçado na investigação dos casos, objetivando a coleta de informações necessárias para controle do risco associado ao produto, bem como o local em que foram adquiridos. Dos cinco casos apresentados nos módulos de saúde, quatro são trabalhadoras informais (cordeiras). É importante destacar que os profissionais de saúde devem notificar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) a intoxicação exógena para a investigação do caso.

Desde que foram reportados os primeiros casos pela Anvisa, no início de 2023, que a Vigilância Sanitária de Salvador vem monitorando o uso e a comercialização de pomadas modeladoras de cabelos na cidade, reforçando a necessidade de a população redobrar a atenção e os cuidados com o uso destes produtos. O monitoramento foi mantido durante todo o ano de 2023 e, após o ressurgimento de novos casos associados ao uso dos produtos cosméticos e a chegada do período de festas na cidade, incluindo o Carnaval, as ações de fiscalização foram novamente intensificadas nos territórios de todos os Distritos Sanitários, e incluíram os profissionais autônomos que trançam/modelam cabelos, em regiões específicas da cidade que atraem muitos turistas, como o Centro Histórico.

Durante o Carnaval, as equipes técnicas de fiscalização da Visa estão monitorando os serviços que fazem uso de pomadas modeladoras, verificando se o produto utilizado está autorizado pela Anvisa a partir da relação disponibilizada. Válido ressaltar que foram encaminhados para os camarotes um informativo com as resoluções e alerta publicado pela Anvisa, além do link para consulta das pomadas autorizadas, a fim de que pudessem informar seus fornecedores.

Em casos de eventos adversos, o cidadão ou profissional que maneja produtos cosméticos,
ou profissionais de saúde que realizam atendimento, devem notificar o caso à Anvisa. Em caso de verificação da presença e/ou utilização de produtos não autorizados, pode ser utilizado o 156 – ouvidoria do município de Salvador, ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do e-mail: vigilanciasanitaria@salvador.ba.gov.br.