Promover saúde, prevenir e tratar doenças bucais são os principais objetivos do 1º Mutirão Odontológico para gestantes de Salvador através do Sistema Único de Saúde (SUS). A mobilização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) acontecerá no próximo sábado (06/04) em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Para ter acesso aos serviços, as gestantes interessadas devem realizar previamente o agendamento no posto de saúde mais próximo da sua residência até a próxima sexta-feira (5). A medida por marcação visa preservar o bem-estar da gestante e evitar fila de espera, uma vez que a paciente terá a garantia do acolhimento no sábado (6).

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta a importância de cuidar da saúde bucal durante a gestação. “A ausência de cuidados com a saúde bucal pode gerar impactos negativos na gestação, como parto prematuro ou o nascimento do bebê com baixo peso. Para promover melhor qualidade de vida para mamães e bebês, estamos empenhando esforços para ofertarmos um dia especial com assistência qualificada”, pontua.

Durante o mutirão, as gestantes terão acesso a primeira consulta odontológica, com entrega de kits odontológicos contendo escova dental, creme dental e fio dental, como também orientação de higiene bucal, alimentar, cuidados com a saúde bucal do bebê e caso tenham necessidade de continuidade ao tratamento odontológico serão referenciados para a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Confira o endereço e as unidades em que os serviços serão disponibilizados:

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Carlos Gomes; Rua Carlos Gomes, nº 63/66, Centro.
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Alto da Cachoeirinha; Rua Alto da Cachoerinha, Cabula VI.
Centro de Especialidades Odontológicas de Periperi; Rua das Pedrinhas, s/n, Periperi.