A prefeitura de salvador através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta quinta-feira (05) as ações do Novembro Negro 2020 através da Web palestra “Novembro Negro – Covid19 e população negra: privados de liberdade, população em situação de rua e quilombola. O que temos com isso?”. O evento acontece também nos dias 12, 19 e 24 deste mês e reúne pesquisadores baianos, profissionais da Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) e Saúde, e sociedade civil.

O primeiro dia do seminário contou com a participação do secretário da SMS, Leo Prates, a secretária da SEMUR, Ivete Sacramento, além de pesquisadoras e estudiosas da temática. “Tenho muito orgulho de ter colaborado no ano passado com a história do enfrentamento ao racismo dentro da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria de Reparação, com a professora Ivete sacramento, principalmente no programa de combate ao racismo institucional. O novembro negro é isso, é um fórum de debate, trazendo a tônica da reparação para dentro da saúde”, disse o titular da pasta. “Estamos intensificando os trabalhos de cuidado com a saúde da população negra. É o mínimo que nós podemos fazer. O desejo é de que o novembro negro perdure por anos e anos e que cada vez mais a política de atenção à saúde da população negra se fortaleça na capital baiana, e sobretudo aqui na secretaria municipal da saúde”, completou.

Dados do IBGE de 2019 indicam que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas pretas ou parda. Diferente dos anos anteriores, devido a pandemia pelo Coronavírus, as atividades serão concentradas de forma virtual ao longo do mês, para evitar aglomerações, com aprimoramento dos profissionais de saúde da rede municipal para lidar com a população negra.

Novembro Negro

O mês de novembro tornou-se referência para a luta e resistência da população negra em enfrentamento ao racismo, reafirmação da identidade e, principalmente, na busca por melhorias de políticas públicas voltadas para esta fatia da população. Isso porque, o 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695.