Imunizante protege contra o sarampo e também previne a caxumba e rubéola

A secretaria Municipal da Saúde retoma nesta segunda-feira (28) a oferta do imunizante tríplice viral em todas as 160 salas de imunização da rede básica, das 8h às 17h.

No último mês de maio, para otimizar o uso de doses por frasco, evitando perdas diante do fornecimento irregular pelo Ministério da Saúde, a SMS estabeleceu unidades de referência para aplicação do imunizante. Porém, o fornecimento foi regularizado no presente mês, estando disponível atualmente em 100 % das salas de vacinação.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da retomada integral em todas as salas de vacina para a garantia de imunização do público apto em Salvador.

“Pessoas entre 12 meses e 59 anos estão aptas a serem vacinadas com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Então, aproveitando a retomada em todas as nossas unidades, convidamos este público para que compareça às unidades de saúde e garanta sua imunização”, destacou a gestora.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos.

Esquema de vacinação
A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses de idade.

Pessoas de 05 a 29 anos NÃO vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses, considerando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Pessoas de 30 a 59 anos ainda NÃO vacinadas devem receber uma dose.

Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber 02 doses, também observando o intervalo mínimo de 30 dias.

Importante: O imunizante é contraindicado para gestantes, pessoas com imunodeficiência por doença ou medicação, história prévia de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.