Durante os cinco dias de pré-folia na capital baiana foram realizados 388 atendimentos, sendo 365 os módulos de saúde do Farol da Barra e Morro do Gato, com cerca de 83% (302) dos casos clínicos e de enfermagem e os outros 17% (63) divididos entre atendimentos ortopédicos e cirúrgicos, todos sem gravidade.

No último dia de pré-Carnaval em Salvador, que contou com o desfile das fanfarras, no chamado “Habeas Copos”, realizado no circuito Sérgio bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo), as unidades atenderam 67 foliões, sendo a maioria do sexo feminino e na faixa etária entre 20 a 49 anos, com demandas de atendimentos clínicos, sendo as principais causas relacionadas a intoxicação alcoólica, reação alérgica e dor abdominal.

Carnaval nos Bairros – Os Módulos localizados no Santo Antônio Além do Carmo registraram 20 atendimentos entre 1° e 7 de fevereiro e no Nordeste de Amaralina, no circuito Mestre Bimba, foram registradas três ocorrências no primeiro dia de funcionamento, que aconteceu nesta quarta (7), demonstrando o pré-carnaval da paz em Salvador.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos destacou a estabilidade das ocorrências nos circuitos “Nos três últimos dias de pré-Carnaval tivemos exatamente 67 atendimentos, cada dia, nos módulos da Barra, sendo a maioria sem gravidade, ou seja, esperamos que os dias oficiais de folia sigam com esse clima de paz, celebração e alegria. Estaremos no circuito prontos para receber e cuidar da população. ”

As estruturas seguem funcionando no Carnaval, no total, são 15 Módulos Assistenciais (postos de saúde) de prontidão para acolher as demandas dos pacientes; sendo que nas 12 estruturas instaladas nos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha, e no circuito alternativo Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), o atendimento se dará de forma ininterrupta, ou seja, em regime de 24h a partir da abertura oficial do carnaval (08), até a quarta-feira de cinzas. O esquema no Carnaval dos Bairros (Cajazeiras e Periperi) terá módulos com plantões de 12h entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Além disso, o módulo Santo Antônio Além do Carmo está funcionando desde o dia 1º de fevereiro, durante 24 horas.

As unidades contarão com um total de 157 leitos, sendo 142 para atendimento aos pacientes que necessitam de observação e 15 leitos de estabilização com suporte avançado à vida (semelhante aos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva). Durante a folia, serão mais de 7.135 plantões, envolvendo cerca de 2 mil profissionais, entre eles 163 médicos e seis equipes de cirurgia bucomaxilofacial.

Estarão ainda de prontidão 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulanchas do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitarem de transferência para rede hospitalar. Dez UPAs, seis Pronto Atendimentos, a Unidade de Atendimento Odontológico 24 horas do Dique do Tororó e o Hospital Municipal de Salvador também atuarão como postos de retaguarda para acolhimentos de casos provenientes da festa.