logo_tabagismo

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica promove amanhã (31), um evento alusivo à data, na Praça da Piedade. Durante toda a manhã, a população contará com ações educativas de controle e prevenção da doença além de ter acesso a testes de espirometria e orientação médica de pneumologistas para fumantes e ex-fumantes a partir dos 40 anos.

A cada última semana de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula a realização de ações de combate e controle do tabagismo. Segundo a OMS, 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo até o ano de 2030, sendo 800 mil como fumantes passivos.

Em Salvador, as pessoas que desejam parar de fumar contam com tratamento gratuito oferecido Prefeitura. Os interessados devem procurar uma das unidades de saúde que participam do Programa Municipal de Controle do Tabagismo para fazer o cadastro (confira relação abaixo).

Os pacientes participam de terapias em grupo, e de acordo com avaliação clinica sobre o nível de dependência, podem contar com intervenção medicamentosa. De acordo com dados do programa, dos 753 pacientes assistidos em 2011, cerca de 350 pararam de fumar, o que representa um índice superior a 45% ratificando a importância das ações de controle e prevenção.

O evento tem apoio da Associação de Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e da Liga Baiana de Pneumologia.

Doença – O tabagismo é reconhecido como doença epidêmica resultante da dependência de nicotina classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrente do uso de substância psicoativa (CID 10).

Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno

A unidade programou junto aos estagiários de fisioterapia e o preceptor, a avaliação da capacidade respiratória de todos os pacientes dos grupos de tabagismo, que são acompanhados e tratados no local. Aqueles que apresentarem casos mais graves serão encaminhados para o Ambulatório de Fisioterapia da Faculdade Bahiana para tratamento específico. Os cadastrados também são acompanhados por Biomédicas da Bahiana, que trabalham com acupuntura sistêmica e de sementes e vão apresentar uma palestra sobre “A Melhor Maneira de Abandonar o Vício” informando sobre os benefícios  do tratamento além dos dados avaliados com os grupos do ano passado.

Centro de Saúde Mata Escura

A gestação e o tabagismo é o primeiro tema a ser explorado pelos estagiários de enfermagem da Faculdade Bahiana na sala de espera da unidade. Amanhã (29), o fator de autorisco do tabagismo para hipertensos e diabéticos estará em pauta. na quarta-feira (30), haverá uma palestra sobre redução de danos e a rede de assistência contra o tabagismo, proferida pela psicóloga Joelma. Os estagiários de enfermagem da Bahiana apresentam na quinta-feira (31), uma palestra sobre tabagismo, câncer de boca e o risco cardiovascular do uso de contraceptivos aliado ao tabagismo.

Centro de Saúde Carlos Gomes

A partir de hoje, será distribuído material informativo sobre tabagismo aos pacientes que comparecerem à unidade. Os profissionais do Programa Hiperdia junto aos estagiários de enfermagem realizam de amanhã (29) à sexta-feira (01), palestras em sala de espera com os respectivos temas: O risco da hipertensão nos fumantes; Doenças associadas ao tabaco; O homem fumante. Está programada também, a construção de um mural ilustrativo com os pacientes que participarem das palestras.

USF Terreiro de Jesus

A equipe da unidade realiza durante toda a semana, atividades educativas em parceria com o Projeto Força Feminina com o objetivo de informar à população sobre os riscos do tabaco.

Centro de Saúde São Francisco

Hoje e amanhã ocorre sala de espera sobre os males do cigarro com a exibição de vídeo informativo. Na quarta e quinta-feira, haverá divulgação do programa de controle do tabagismo com roda de conversa e esclarecimento das dúvidas, visando à diminuição dos fumantes ativos. Já no dia 01 de junho, o grupo de tabagismo participa de uma roda de conversa sobre o enfrentamento cotidiano, que será finalizada com uma confraternização.

Centro de Saúde Santo Antônio

A fim de informar sobre os riscos do tabaco, a equipe da unidade realiza durante toda a semana, palestras educativas e distribuição de material educativo.

Centro de Saúde Pelourinho

Enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de nutrição e dentistas realizam ao longo da semana palestras e atividade educativas, como a confecção de cartazes na sala de espera. Os estagiários de enfermagem da Faculdade Estácio/FIB vão auxiliá-los nas ações e nas rodas de conversa sobre doenças ligadas ao tabagismo.

Ação social – A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica realiza no próximo dia 31 de maio, um evento comemorativo na Praça da Piedade. Durante toda a manhã, a população contará com ações educativas de controle e prevenção da doença além de ter acesso a testes de espirometria e orientação médica de pneumologistas para fumantes e ex-fumantes a partir dos 40 anos.

Confira a relação das unidades do Programa Municipal de Controle do Tabagismo:

UNIDADE

DISTRITO SANITÁRIO

PROF. MÁRIO ANDRÉA

Brotas

Rua Fortunato Benjamin Saback, s/n, Sete Portas.

PROF. EDUARDO B. MAMED

Itapuã

Setor E, Rua 1, Caminho 16, Mussurunga.

PIRES DA VEIGA

Pau da Lima

Rua Direta de Pau da Lima, s/n, Pau da Lima

ADRIANO PONDÉ

Rua Visconde de Itaboray,s/n, Amaralina

SÃO FRANCISCO

Centro Histórico

Rua Dr. José Duarte, 186 – Tororó.

GAMBOA

Centro Histórico

Rua Gabriel Soares, nº. 58 B, Ladeira dos Aflitos.

Oswaldo Camargo

Barra-Rio Vermelho

Rua Itabuna, n 2, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho.

Federação

Barra-Rio Vermelho

Rua Pedro Gama, s/n B, Federação.

Confira a programação: