A Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica da Saúde da Mulher, realiza pelo 7º ano consecutivo a Campanha da Contracepção de Emergência (pílula do dia seguinte) no carnaval de Salvador, com foco na prevenção da gravidez indesejada.

A procura pelo medicamento pode ser ocasionada pelo esquecimento da contracepção regular, por problemas com o preservativo ou em situação de violência sexual.

A Campanha pelo acesso à Contracepção de Emergência tem se traduzido em uma ação efetiva pela redução da mortalidade materna. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que metade das gestações não é planejada, sendo o aborto o método mais utilizado para a interrupção, representando um grave problema de saúde pública. Isso porque, as complicações por abortamento representam o segundo procedimento obstétrico mais realizado na rede pública, o que leva ao conseqüente aumento da mortalidade materna. Em Salvador, de 25 a 30% dos leitos obstétricos do SUS são ocupados para tratamento de complicações resultantes de abortos, que representam a primeira causa de morte materna na cidade.

O atendimento para Contracepção de Emergência está sendo realizado nas nove unidades fixas de emergência do Município, nos treze postos instalados no circuito oficial do carnaval e nas unidades onde ocorre o carnaval de bairro (Liberdade, Pau da Lima, Cajazeiras). Todos estão abastecidos com o medicamento e dispõem de profissionais capacitados para o atendimento a mulher que busca proteção. As pacientes também recebem preservativos durante o atendimento.

A prevenção, tanto da gravidez indesejada, como das doenças sexualmente transmissíveis (DST), são de alta prioridade para a Prefeitura, principalmente no período do carnaval, devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo adolescentes.

MÓDULOS ASSISTENCIAIS DO CIRCUITO OFICIAL DO CARNAVAL

MÓDULO CIRCUITO Endereço ATIVIDADE
POSTO 1 BATATINHA Praça Terreiro de Jesus, em frente à Faculdade de Medicina da UFBA PRONTO ATENDIMENTO
POSTO 2 OSMAR Rua Carlos Gomes, estacionamento do INSS no topo da Ladeira da Montanha PRONTO ATENDIMENTO