A Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde (ASPERS) e a Área Técnica de Saúde do Adolescente e Jovem, ambas da Secretaria Municipal da Saúde, realizam neste carnaval, pelo segundo ano consecutivo, atividades educativas sobre a percepção social da violência, voltadas para jovens e adolescentes.

A parceria, iniciada em 2011, se dá a partir da concepção que a violência é um agravo ligado à Saúde Pública, do perfil traçado pelo Fórum Comunitário de Combate à Violência e reafirmado pelas seis edições do Observatório da Violência da SMS, que aponta ser a principal vítima: “Homem, negro, jovem, com baixa escolaridade, morador de áreas com deficiências de infra-estrutura e equipamentos de serviços.” 

Serão realizadas pesquisas e distribuição de material informativo em todos os circuitos da folia, com o objetivo de colher dados para fortalecer as atividades da Secretaria da Saúde para esta fatia da população.

As atividades relacionadas ao Observatório da Violência contarão também com o monitoramento da coleta do quesito cor no preenchimento das fichas nos Postos de Saúde nos circuitos Barra e Campo Grande. As equipes de trabalho ainda vão realizar enquetes e distribuir material informativo sobre a temática Raça/Cor para os profissionais que trabalharão nos módulos assistenciais. A intenção é obter informações epidemiológicas numa perspectiva de equidade racial.

Estas ações contam mais uma vez com apoio do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA.