O secretário municipal da Saúde de Salvador, Leo Prates, promoveu nesta quarta-feira (15) uma reunião virtual com representantes de unidades especializadas no acolhimento de pessoas com Síndrome de Down em Salvador. Estima-se que cerca de 3,8 mil pessoas com SD residam em Salvador.

O objetivo do encontro foi alinhar as informações para o cadastro desse público residente na capital baiana para a vacinação contra Covid-19. De acordo com o planejamento alinhado com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes das secretarias municipais e estadual de saúde, as pessoas com Síndrome de Down serão contempladas com a imunização contra o novo coronavírus logo após a finalização da vacinação dos pacientes renais crônicos de até 60 anos.

Para alcançar este público, a Secretaria Municipal da Saúde, assim como foi feito com os pacientes com comorbidades, irá disponibilizar o portal www. comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br, voltado para o cadastro das pessoas com Síndrome de Down que possuem de 18 a 59 anos na cidade. O preenchimento dos dados será feito pelo médico que acompanha o portador de SD. Quem não tiver um especialista particular contatar com o apoio das instituições que atuam na causa para o preenchimento do formulário na página eletrônica. O profissional de saúde responsável deverá entrar no link com os mesmos login e senha usados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e fazer o próprio cadastro.

“A reunião virtual foi um importante passo para organizar o processo de cadastramento de pessoas com Síndrome de Down que vivem em nosso município. Contamos com o apoio das instituições que prestam assistência ao público para que possamos assegurar que todas as pessoas com Down tenham acesso ao imunizante em Salvador”, explicou Leo Prates.

Participaram da reunião representantes da Unidade para Pessoas com Deficiência do município (UPCD), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), Centro Pestalozzi de Reabilitação, Obras Sociais Irmã Dulce, Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser Down), Lar Vida, Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION) e Instituto Guanabara.