Promover espaços voltados à escuta sensível para os usuários do SUS na Ilha de Maré, em Salvador, é uma premissa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com este objetivo, a pasta realizou um encontro com lideranças e representantes das comunidades de Martelo, Porto dos Cavalos e Ponta Grossa, afim de compreender e debater as demandas apresentadas para a ampliação da qualificação dos serviços em saúde prestados para essa população e observar oportunidades de melhorias necessárias, o que incluiu um debate sobre o funcionamento da Atenção Primária nas comunidades.

Na ocasião, foram relatadas críticas construtivas e também relatos de aprovação sobre diversas ações de saúde na ilha, além disso, relevantes pleitos fizeram parte do diálogo conjunto. A secretária da Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da localidade, Luana do Brasil, que é mulher trans, pontuou que dentre os anseios da comunidade em relação à saúde, é preciso voltar a atenção quanto à importância da conscientização das pessoas, o que contribui para o cuidado integral com a saúde. Ela sugeriu, ainda, algumas ações de saúde que podem ser desenvolvidas na Ilha.
“A partir do diálogo e de acessos estabelecidos com base nas necessidades das pessoas e considerando as suas dificuldades de deslocamento para o continente, podemos avançar ainda mais na prestação dos serviços aqui nesses locais. Por isso é também importante que sejam criados espaços como esse, por meio dos quais podemos nós falarmos sobre as nossas principais necessidades”, disse.

Já o vice-presidente da Associação, Vivaldo Paraguassu, fez um relato emocionante durante o encontro, sinalizando oportunidades de melhorias para os serviços nessas comunidades. “Me sinto orgulhoso em saber e reconhecer que hoje eu e meus familiares temos acesso ao cuidado integral com a saúde na ilha dentro da própria comunidade, onde recebo cuidados de forma competente e cuidadosa por parte dos profissionais. Temos sim aspectos a melhorar, mas muito mais temos nós a agradecer”, afirmou, dando o exemplo dos casos de pacientes graves que são levados para o continente por via aérea quando necessário. _”Eu fico orgulhoso em saber que minha terra hoje está desse jeito, superando as dificuldades para cuidar do nosso povo, isso é muito bom e importante”, salienta.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, esteve na Ilha de Maré no início da imunização com a vacina bivalente contra a covid-19. Na ocasião, conheceu os equipamentos de saúde, e reiterou o compromisso da Prefeitura em continuar preservando as vidas da Ilha, que é composta por grande parte de quilombolas.
“Temos muito cuidado e carinho com a comunidade. Esse é um importante momento de escuta e diálogo. Ouvimos as suas principais reivindicações e necessidades, e assim conseguimos inferir ações estratégicas para cumprir a missão de cuidar de cada uma dessas vidas, cuja importância histórica e cultural é enorme para o nosso povo”, pontuou.
De acordo com Jaina Rios, diretora do Instituto Provida – responsável pelos serviços de saúde das Ilhas – o compartilhamento de experiências que visam construir um Sistema Único de Saúde cada vez mais acessível para todos, contemplando as necessidades de cada indivíduo e dos grupos sociais, foi um dos principais objetivos do encontro com os representantes comunitários. “Durante a nossa missão nas Ilhas, nos voltamos sempre a escutar as pessoas sensivelmente, e em criar espaços que nos permitam planejar melhorias a partir desses encontros, assim, cuidamos de garantir a escuta qualificada de cada um, ao mesmo tempo em que celebramos os compromissos que foram firmados para que nossos serviços se tornem ainda melhores”, destaca.

Participaram do encontro na Ilha de Maré: Moisés Teles, coordenador do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário (DSSF); Juliana Almeida, referência técnica do DSSF; Adriana Miranda, assessora da Direção de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador; Amália Magalhães, coordenadora dos Distritos Sanitários de Salvador; Sheila Souza, coordenadora da USF de Ilha de Maré; e Jaina Rios, diretora do Provida.