A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilância a Saúde (DVIS) iniciou nesta terça (13) o Curso De Vigilância à Saúde para profissionais da rede lotados no Nível Central e Distritos Sanitários, no auditório da DVIS, em Brotas.
O curso visa proporcionar aos discentes a possibilidade de identificar problemas relacionados com sua prática e de construir ações de saúde integradas, considerando o trabalho como local de aprendizagem; bem como contribuir na compreensão e socialização de conceitos, bem como na utilização de tecnologias e práticas do campo da Vigilância à Saúde que favoreçam a integralidade das ações de saúde.
A diretora de vigilância, Andrea Salvador, destaca a importância dos conhecimentos que serão propagados com a iniciativa:

“Neste curso utilizaremos pedagogia fundamentada em metodologias ativas para discutirmos e buscarmos estratégias de sistematização e ampliação dos processos de integração da Vigilância à Saúde com a Rede de Atenção à Saúde (RAS), reverberando em mais qualidade das práticas desenvolvidas pela saúde municipal ”, declara Andrea.

Foram disponibilizadas 40 vagas, sendo; 12 para subcoordenadores de Vigilância à Saúde dos Distritos Sanitários; 12 para Chefias de Ações Distritais; 12 vagas para Chefias de Ações Distritais; 12 para representantes da Vigilância à Saúde do Nível Central e 4 para representantes da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS).
Confira a programação:

O curso é composto por 3 módulos, com um total de 40 horas, divididas em 36 horas presenciais e 4 horas de avaliações virtuais.

Os encontros acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 8:00 às 12:00 horas, conforme datas abaixo:
Módulo I: Conceitos em Vigilância à Saúde (13, 14 e 15 de junho);
Módulo II: Processos de Trabalho e Tecnologias em Vigilância à Saúde (18, 19 e 20 de julho);
Módulo III: Integração Vigilância e Atenção à Saúde (15, 16 e 17 agosto).