I_nasf2011

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, das 09 às 16 horas, uma campanha de vacinação contra a Hepatite B na sede do Grupo Gay da Bahia (GGB), no Pelourinho. O alvo da estratégia de imunização era o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), porém, todas as pessoas interessadas puderam ser vacinadas. Também foram oferecidas vacina contra o tétano, gripe, sarampo, rubeola e caxuma.

Já no domingo, durante a 10ª Parada Gay, a Coordenação Municipal de DST/Aids promoverá mais uma vez o Projeto Fique Sabendo, visando incentivar a população a realizar de forma consciente e espontânea testes rápidos para detecção do HIV, dentre outras doenças sexualmente tranmissiveis. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da epidemia da Aids, além de ser importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada. Caso seja confirmado diagnóstico positivo, a pessoa será orientada a procurar acompanhamento médico especializado. O posto de coleta funcionará na Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães (esquina do Campo Grande com o Corredor da Vitória), das 9 às 17 horas. Durante o evento, também serão dispensados preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido.

No ano passado, durante a 9ª Parada Gay, pelo menos 60 pessoas realizaram os testes rápidos, sendo que um resultado foi positivo. A pessoa saiu do posto com consulta agendada para o Serviço Municipal de Atendimento Especializado, da Liberdade.

“A realização de ações de caráter preventivo é uma estratégia significativa, na medida em que pode incentivar atitudes de co-responsabilidade no cuidado com a saúde e adoção de práticas de sexo mais seguro, além de ampliar as possibilidades da população de acesso a informações, orientações e serviços, compromisso assumido pelo SUS”, afirma Socorro Farias, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.

Centro de Testagem e Aconselhamento

O teste pode ser feito gratuitamente durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros. O CTA é uma unidade básica de saúde que oferece diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, VDRL, Hepatite Viral B e C e HTLV de forma sigilosa e orientada, acompanhado de aconselhamento como estratégia para fortalecer as práticas seguras de prevenção, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão das DST/Aids.

Dentre os serviços oferecidos hoje pelo CTA estão o aconselhamento coletivo e individual, exames, consultas e tratamento de DST’s, encaminhamento de sintomáticos respiratórios ao Programa de Combate à Tuberculose desenvolvido nas unidades de saúde.