O pleno cuidado com a vida da população residente nas comunidades das Ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus é uma das prioridades da Prefeitura de Salvador. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Provida, promove nesta semana uma série de ações alusivas ao Janeiro Branco – mês de cuidado com a saúde mental, bem como visando o combate à hanseníase.

Em Bom Jesus dos Passos, atividades voltadas à Saúde mental têm sido realizadas na sala de espera, onde as equipes de profissionais realizam palestras sobre a importância da inteligência emocional e também a necessidade do planejamento como ferramenta de atingir metas a curto e longo prazo. A ação foi conduzida pelo Psicólogo Vagner Nunes, com a participação do pessoal da administração, além da fisioterapeuta Ivete Spínola, facilitadora do grupo de práticas corporais.

Já em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, foi promovida nesta quinta-feira (05), uma mobilização na comunidade de Paramana, com o objetivo de informar a população sobre a transmissão, sintomas e tratamentos para a Hanseníase. A ação foi realizada pelo Psicólogo Vagner Nunes, Fisioterapeuta Tauana Mascarenhas e pela Nutricionista Daniela Souza.

Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, afirma que cuidar integralmente da saúde dos moradores das Ilhas foi uma meta estabelecida e alcançada nos últimos anos pela Prefeitura de Salvador, e neste ano a meta é continuar investindo na melhoria da assistência à saúde nessas comunidades. “Temos orgulho de dizer que a gestão vem unindo esforços contínuos para levar cuidado integral aos usuários das unidades das Ilhas de Paramana, Bom Jesus, e Maré. Os resultados são visíveis, e continuaremos investindo forte no cuidado integral com a vida dessas pessoas”, declara.

Diretora do Instituto Provida, Jaina Rios, avalia que essas comunidades têm abraçado as ações e atividades da gestão, o que torna o trabalho ainda mais relevante e necessário. “Percebemos o quanto os residentes dessas comunidades acreditam e compreendem a importância do nosso trabalho realizando em conjunto para cuidar da saúde dele. Isso nos motiva a ampliarmos cada vez mais nossas ações que visam salvaguardar suas vidas, com acolhimento, prevenção e informação para todos”, afirma.