Em alusão ao dia da Consciência Negra, celebrado na última segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou diversas ações para a população negra, uma delas na Unidade de Saúde da Família (USF) São Marcos I.

Quem foi ao local teve acesso a diversos serviços como testes rápidos para IST’s, orientações com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), avaliação médica, exames de eletroforese, acolhimento e encaminhamentos para demais cuidados com a saúde. Para ratificar a importância da data, a unidade foi decorada com a inspiração no Novembro Negro, utilizando-se de cartazes informativos sobre doenças mais prevalentes na população negra, mural com personalidades e autores negros/as; além da dispensação de material educativo sobre conscientização contra o racismo institucional. Além disso, uma roda de capoeira animou o público presente.

Dando continuidade às ações do Novembro Negro, na última terça-feira (21) o CAPS de Pau da Lima também promoveu uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, símbolo de resistência e força; tendo sido criadas pelas mães negras escravizadas para suas crianças, com retalhos de pano das suas próprias saias.

Além disso, uma ação uniu os profissionais de saúde de mais de 20 unidades na Casa da Música para uma roda de conversa sobre o contexto histórico do povo negro e indígena, com o objetivo de combater o racismo institucional e trazer um atendimento mais humanizado.

Nesta quinta-feira (23) será a vez do Distrito Sanitário Cabula Beirú promover um evento cultural no Colégio Vitória Régia, Cabula, das 08h30 às 12h, com muita arte e cultura, música e palestras sobre o legado do povo negro, com especialistas no assunto.