A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou do simulado de evacuação no bairro de Sete de Abril, neste sábado (11). A mobilização integra o plano de ações preventivas da Operação Chuva 2023 da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Durante a atividade, os moradores das comunidades da Mangueira e de Olaria foram orientados a deixar suas casas após aviso sonoro, que alerta sobre riscos de deslizamentos de terra, e se dirigir para alojamentos, onde foram recepcionados por profissionais do serviço de assistência social do município, simulando uma situação real.

A vice-prefeita da capital e secretária da saúde, Ana Paula Matos, acompanhou a ação e reafirmou o compromisso da pasta. “Estamos trabalhando para entender os riscos, a gravidade, tratar e garantir as vidas. Existe um comprometimento coletivo de gestão para criar políticas públicas, estrutura e organização para garantir que o evento não aconteça, mas se tiver perto de acontecer, a gente vai saber o que fazer. Este trabalho do simulado é importante, pois testa o fluxo e organiza os processos; é a realidade que a gente tem que fazer acontecer: a da prevenção. Assistência Social não se faz sozinha, Codesal não faz sozinha, saúde não faz sozinha e a educação faz parte deste processo“, avaliou a gestora.

”Foi uma construção coletiva. Pensamos como poderíamos contribuir e acolher, efetivamente, estas pessoas no antes, durante e depois destes eventos. Diante disso, colocamos a imunização como um dos pilares de prevenção dentro da Operação Chuva. A atualização vacinal ou a necessidade de uma vacina de emergência, como a do tétano, é extremamente importante fazer com certa antecedência, uma vez que existe o risco de ferimentos dos munícipes e até mesmo a nossa equipe durante o desalojamento. A nossa intenção é esta: trabalhar com a prevenção, porque caso ocorra, os riscos serão menores se todos estiverem imunizados”, destacou a Diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador.

Segundo o Diretor da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, a Operação Chuva 2023 tem contado com a participação proativa das comunidades. ”Ao findar as atividades saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário.”, concluiu.

Além de intensificar a campanha de imunização, serão realizadas atividades de combate às arboviroses e leptospirose, ações educativas, de boas práticas, monitoramento da água e alojamentos, vacinação antirrábica e a capacitação das equipes envolvidas na Operação Chuva 2023.