O projeto prevê o investimento de 500 milhões de dólares em 10 anos para a criação de um mundo em que nenhuma mãe morra de complicações relacionadas à gravidez e ao parto

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participam nestas segunda e terça-feira (07 e 08), de um encontro com profissionais da rede Albert Einstein, no Wish Hotel da Bahia, às 09h, no Campo Grande, para alinhamento do projeto Todas As Mães Importam, que tem como propósito reduzir a taxa de mortalidade por causas evitáveis em 30%, bem como qualificar a assistência ao pré-natal nas Unidades de Saúde da capital participantes da iniciativa.

As USF de Itapuã, Garcia, Santa Mônica, Ilha Amarela, Ilha de Maré, Vale do Matatu, Vila Nova de Pituaçu e UBS Nelson Piauhy Dourado são as unidades contempladas pela iniciativa, que é conduzida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement e financiada pelo programa global MSD para Mães.

Conforme Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, trata-se de um projeto de alto nível que contemplou Salvador por sua relevância no cenário nacional. “Fomos agraciados com a iniciativa, que em muito contribui não só para a melhoria do serviço de cuidado integral com as mães e seus bebês nas unidades participantes, bem como para toda rede, uma vez que a qualificação e os exemplos de sucesso serão seguidos nas demais”, declarou.

Participam do encontro Abdon Brito, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SMS, profissionais da Rede Cegonha, e a Subsecretária Municipal da Saúde, Dra. Edriene Teixeira, que destacou a relevância do projeto. “Em Salvador o projeto foi iniciado em junho de 2021, e desde então, cada uma das oito unidades participantes é acompanhada por uma equipe técnica de especialistas, que juntamente com a “Equipe de Melhorias” da unidade, compostas por profissionais de saúde, fazem interface no desenvolvimento do projeto, cuja relevância é notável”, declarou.

Investimento

O projeto prevê o investimento de 500 milhões de dólares em 10 anos para a criação de um mundo em que nenhuma mãe morra de complicações relacionadas à gravidez e ao parto, estando em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que é de reduzir a Razão de Morte Materna (RMM) para menos de 70 mortes a cada 100.000 nascidos vivos no Mundo, e tem como foco as principais causas que contribui para o óbito materno, como: pré-eclâmpsia; hemorragia pós-parto e sepse.

Entre os pilares da iniciativa, estão: desenvolvimento de produtos e tecnologias para salvar vidas em cenários de baixos recursos; capacitação de profissionais de saúde e melhorias de unidades de atendimento para entrega de um melhor cuidado e assistência às gestantes e empoderamento das mulheres na tomada de decisões, tornando-as mais bem informadas, para que tenham acesso a um cuidado de qualidade e a um parto seguro. A programação e os recursos são focados nos principais tópicos de melhoria da qualidade e segurança, incluindo ideias-chave de mudança, como começar, como construir vontade e engajamento, como medir e analisar dados e como melhorar a equidade.

 

 

IMG_4819IMG_4825IMG_4828IMG_4836IMG_4839