A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, apresentou um balanço dos serviços prestados e anunciou Calabetão e Bom Juá como os próximos destinos da iniciativa pioneira

Cerca de 50 mil procedimentos de saúde realizados em benefício dos moradores do Tororó, Jardim das Margaridas e Parque das Bromélias: esta é a marca registrada pelo Programa Saúde nos Bairros, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O balanço dos serviços prestados nessas comunidades foi apresentado pela vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, na manhã desta terça (16), na estrutura montada no Jardim das Margaridas. Na ocasião, os bairros Calabetão e Bom Juá foram anunciados pela gestora como os próximos destinos da iniciativa, que percorrerá os 12 Distritos Sanitários de Salvador.

No Jardim das Margaridas foram concretizados 11.028 (onze mil e vinte e oito) procedimentos, entre consultas médicas de Atenção Especializada, realização de ecocardiografia transtorácica, eletrocardiograma, mamografia bilateral para rastreamento, ultrassonografias: de abdômen total, tireoide mamaria bilateral, pélvica (ginecológica); doppler colorido de vasos, solicitação por procedimentos de especialidades diversas, exames de Laboratório, raio X, e pediatria.

Com atendimentos iniciados em 28 de abril, a estrutura do Tororó superou a marca de 20 mil procedimentos realizados, foram 20.857 (vinte mil oitocentos e cinquenta e sete), entre consultas médicas em Atenção Especializada; ecocardiografia, transtorácica; eletrocardiograma; mamografia bilateral para rastreamento; retinografia colorida binocular; ultrassonografias de abdômen total, aparelho urinário, de articulação, próstata por via abdominal, de tireóide, doppler colorido de vasos, mamária bilateral, obstétrica e pélvica (ginecológica) e consultas com urologista.

Conforme avaliação de Ana Paula Matos, a presença do Programa Saúde nos Bairros de forma simultânea no Tororó e Jardim das Margaridas garantiram inúmeros benefícios para a população, especialmente para quem teve a assistência integral comprometida com a pandemia da Covid-19. “Esses números apresentados muito nos orgulham e demonstram o êxito desse programa pioneiro. Se considerarmos os atendimentos promovidos no Bosque das Bromélias, já são cerca de 50 mil procedimentos só neste início de operacionalização. Então, seguimos cumprindo com o propósito de diminuir ou zerar demandas reprimidas nas comunidades visitadas, promovendo saúde e melhorando a qualidade de vida da população para garantir que suas principais necessidades sejam prontamente atendidas com qualidade, agilidade e segurança”, declarou.

Estrutura

Por meio do Saúde nos Bairros, os atendimentos e exames são realizados em unidade móvel montada, e estrutura completa de equipamentos para atender especialmente à demanda represada por conta da Covid-19. Para isso, a SMS avalia os gargalos e demandas iminentes de cada região, para que a oferta de serviços contemple as necessidades específicas dos seus moradores. Outro ponto de destaque é que o projeto visa levar saúde até aqueles que mais precisam, evitando gastos com transporte e oportunizando a otimização do tempo especialmente para trabalhadores, mães e pais de família.

Para ter acesso, os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG, e guia dos exames pretendidos (para esses casos). Alguns atendimentos já foram previamente agendados por meio do sistema Vida+ para os usuários que já estavam cadastrados; mas também ocorrerão por demanda espontânea para os moradores da região e comunidades adjacentes, sendo essas vagas limitadas aos serviços e procedimentos disponíveis no dia.

Foto: Adam Vidal