A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, fará um balanço dos serviços que já foram prestados em benefício de milhares de soteropolitanos.

O Programa Saúde nos Bairros, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), será lançado oficialmente nesta terça-feira (16), às 08h, no Jardim das Margaridas, na estrutura montada na Rua Joaquim Ferreira, S/N. Na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, fará um balanço da iniciativa, que já percorreu o Parque das Bromélias e Tororó; bem como anunciará novos destinos da ação itinerante.

No Tororó, os moradores também terão mais tempo para aproveitar os serviços oferecidos pelo Saúde nos Bairros, que terá a estadia na localidade estendida até sexta, 19 de maio. Por meio da estratégia, as comunidades têm acesso facilitado a serviços gratuitos como ecocardiograma, doppler de carótidas, cardiologista, ultrassonografia mamária e pélvica, ultrassonografia do abdômen total, mamografia, eletrocardiograma, atendimento clínico, vacinação e consulta odontológica.

Os atendimentos e exames são realizados em unidade móvel montada especialmente para atender à demanda represada por conta da Covid-19. Para isso, a SMS avalia os gargalos e demandas eminentes de cada região, para que a oferta de serviços contemple as necessidades específicas dos seus moradores. Outro ponto de destaque é que o projeto visa levar saúde até aqueles que mais precisam, evitando gastos com transporte e oportunizando a otimização do tempo especialmente para trabalhadores, mães e pais de família.

De acordo com Ana Paula Matos, a presença do Programa Saúde nos Bairros de forma simultânea no Tororó e Jardim das Margaridas amplia consideravelmente os benefícios para a população, especialmente dos que tiveram a assistência integral comprometida com a pandemia da Covid-19. “Temos muito a comemorar no que diz respeito aos resultados e retorno da população acerca desse programa pioneiro em Salvador. Seguimos cumprindo com o propósito de diminuir ou zerar demandas reprimidas nas comunidades visitadas, promovendo saúde e melhorando a qualidade de vida da população. Esse acolhimento tem um olhar especial, sendo cada ação pensada cuidadosamente para garantir que as principais necessidades sejam prontamente atendidas com qualidade, agilidade e segurança”, destacou.

Acesso

Para ter acesso, os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG, e guia dos exames pretendidos (para esses casos). Alguns atendimentos já foram previamente agendados por meio do sistema Vida+ para os usuários que já estavam cadastrados; mas também ocorrerão por demanda espontânea para os moradores da região e comunidades adjacentes, sendo essas vagas limitadas aos serviços e procedimentos disponíveis no dia.

O Saúde nos bairros percorrerá todos os doze Distritos Sanitários de Salvador.