O Saúde nos Bairros, promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começa a ser executado em Massaranduba nesta sexta (18). O lançamento do programa na localidade acontecerá na quadra do Boi, localizado na Rua Leblon (Palafitas) e contará com atendimentos para pessoas em situação de rua, através do projeto Pop Rua. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos estará presente no lançamento, a partir das 9h.

Moradores da região e adjacências terão acesso, até o dia 26 deste mês, à oferta de consultas médicas especializadas, consultas pediátricas aos sábados, vacinação, exames laboratoriais e de imagem, atendimentos odontológicos, USG Abdome total, USG Mama bilateral, USG Tireoide, USG Doppler colorido carótidas, USG Pélvica (ginecológica), Eletrocardiograma (ECG), Ecocardiograma transtorácico, e Mamografia bilateral, além de agendamentos para Raio X e preventivo. Na localidade, haverá também captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia.
Desta vez, pessoas em situação de rua receberão tratamentos odontológicos preventivo e curativos. A iniciativa é do projeto Pop Rua em Salvador, que garante atendimento multidisciplinar, realiza itinerâncias pelas ruas, nas unidades de acolhimento, centro de referência especializado e unidades de saúde.

Acompanhando de perto o progresso do Saúde nos Bairros, a vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos, enfatiza a importância da escuta, proximidade e cuidado com a população para inserção e melhorias dos serviços.

“Temos cumprido, bairro após bairro, a missão de ouvir, reconhecer as necessidades e disponibilizar para a população dos Distritos com maiores demandas o acesso os serviços de saúde, garantindo realização de consultas e exames, imunização, agendamentos para cirurgias. Isso resulta em uma redução considerável nas demandas reprimidas. Estamos garantindo também atendimento a pessoas em situação de rua, fortalecendo o cuidado e qualidade”, salientou a gestora.
Massaranduba é o 13° bairro da capital baiana beneficiado com a ação, que já percorreu Bosque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão, Bom Juá, Cajazeiras e Fazenda Coutos III, o Nordeste de Amaralina, Valéria, Dom Avelar e Alto da Terezinha e segue atendendo também em Campinas de Brotas atualmente.