O corpo da mulher sofre muitas alterações hormonais durante a gestação, sendo assim, a boca fica mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer. Além disso, o pré-natal é importante para a inserção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
Durante o primeiro mutirão odontológico promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) neste sábado (6), as gestantes residentes em Salvador foram acolhidas pelas equipes de saúde bucal, nos Centros Odontológicos (CEOs) do Alto da Cachoeirinha, Carlos Gomes e Periperi. A ação visa garantir uma gestação tranquila e mais segura para mães e bebês através do pré-natal odontológico.
A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, enfatizou a importância do serviço e das gestantes aderirem ao acompanhamento: “Várias mamães foram devidamente acolhidas e acompanhadas, todas receberam um atendimento especializado da nossa equipe de saúde bucal e foram encaminhadas para dar continuidade ao tratamento que for necessário. É muito importante que essas mulheres se cuidem para que, consequentemente, tenham uma gestação e um bebê saudável. A ação é fruto da escuta sensível que fazemos com nossos usuários, para entender como aprimorar nossos serviços e garantir mais saúde. É uma alegria imensa cuidar do nosso povo”, finalizou.
O acompanhamento durante a gravidez evita partos prematuros que podem ser causados pela periodontite, que é uma doença grave que destroi os tecidos em volta do dente e dos ossos responsáveis pelo suporte deles. Essa doença é muito perigosa para gestantes, pois as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, o que causaria um parto prematuro.
“A partir desse primeiro mutirão já podemos entender o que essas gestantes precisam para que possamos prestar toda a assistência e acabar com esses mitos de que não se pode fazer tratamentos odontológicos durante a gravidez, quando na verdade é fundamental manter a saúde bucal nesse período, não só para garantir uma gestação tranquila, mas também para o nascimento de um bebê saudável”, destacou a Coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal.