monitoramento_agua_visamb

 

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB), da Secretaria Municipal da Saúde, realiza pelo segundo ano consecutivo o Projeto de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano no Carnaval, desta vez com as ações ampliadas por conta da implantação do Laboratório de Análise de Água de Salvador.O objetivo é garantir a qualidade do produto consumido nos estabelecimentos dos circuitos carnavalescos como restaurantes, hotéis e camarotes, prevenindo riscos à saúde pública.

Desde setembro estão sendo realizadas atividades de pré-carnaval. Neste período, 167 amostras recolhidas dos reservatórios de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e camarotes localizados nos circuitos do Campo Grande, Barra, Ondina e Pelourinho foram analisadas no Laboratório da VISAMB e no LACEN. Quase 50% das amostras apresentaram não conformidades em relação aos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, uma redução de 24% em relação ao ano passado, o que é atribuído às ações preventivas realizadas pelo órgão. Em alguns casos foram detectados também estabelecimentos utilizando água de caminhão pipa, o que pode oferecer riscos à saúde. Os mesmos foram orientados a utilizar água para consumo humano dentro dos padrões de potabilidade.

Os camarotes e estabelecimentos serão visitados novamente durante o Carnaval, quando será verificado o cumprimento das orientações recebidas e feita nova coleta de água. A ação contará com o apoio do LACEN, Sucom, e Embasa.