Garantir cuidados e acesso à saúde preventiva tem sido a missão da pasta

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece nesta sexta-feira (07) uma gama de serviços na Associação Beira Mar Mulheres, localizada na orla de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário, das 09 às 15h.

A iniciativa, coordenada pelo Distrito do Subúrbio Ferroviário, ofertará atendimento em pediatria, clínico geral e desempenhará papel fundamental na prevenção de doenças através de palestras, distribuição de materiais educativos e atividades interativas – sobre hábitos saudáveis, promoção da higiene, importância da vacinação e outros aspectos relacionados à saúde preventiva. A ideia é incentivar a adoção de práticas saudáveis no dia a dia da comunidade.

Serão ofertados ainda imunizantes do calendário vacinal básico, além de Covid e Influenza; testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, agendamento em odontologia, puericultura, planejamento familiar e pré-natal. O Centro do Controle de Zoonoses também marcará presença realizando vacinação antirrábica para cães e gatos. Para ter acesso aos serviços, basta a apresentação de documento de identificação com foto, Cartão SUS e de vacina.

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, destaca que os esforços implementados na gestão permite a aproximação com a população na construção de uma saúde mais eficaz.

“Estamos imbuídos na missão de nos aproximar cada vez mais da população, implantando ações estratégicas que levem assistência, informações e cuidados preventivos para promoção do bem-estar coletivo. Nosso objetivo é quebrar a barreira do acesso limitado a serviços de saúde através de ações como o Saúde nos Bairros, Saúde dos Olhos e feiras de saúde, a exemplo desta que estamos promovendo no Subúrbio Ferroviário. Essa não é a solução definitiva dos problemas ainda enfrentados na rede municipal, mas são iniciativas práticas, e também eficientes, visando minimizar filas e gargalos assistenciais, principalmente provocados pela pandemia do coronavírus. Seguiremos avançado em busca de um SUS eficiente e resolutivo em Salvador”, destacou a gestora.