Os foliões do pré-carnaval de Salvador contarão com uma megaestrutura em saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará a operação com módulos de saúde para assistência aos circuitos envolvidos na folia, desde o Fuzuê, neste sábado (3/2) até o Habeas Copos (7/2), período que antecede os dias oficiais da folia momesca na capital baiana.

Com funcionamento ininterrupto, ou seja, 24 horas, os módulos de saúde estarão de prontidão no circuito Dodô (Barra/Ondina), no Morro do Gato (10 leitos, sendo 9 de observação e 1 de estabilização) e Farol da Barra (20 leitos, sendo 19 de observação e 1 de estabilização).

Os locais contarão com equipes de saúde multiprofissionais entre técnicos, enfermeiros, médicos e administrativos para acolher a população. Será possível realizar os primeiros socorros como curativos; pequenas cirurgias de trauma na face; aferição de Pressão Arterial (PA) e glicemia; dentre outros procedimentos de urgência e emergência.

A novidade este ano da pasta é um módulo para a folia no circuito alternativo do Santo Antônio Além do Carmo, com cinco leitos, sendo quatro de observação e um de estabilização. O espaço, localizado Largo do Santo Antônio, dentro do Forte, iniciou a operação no último dia 1, pré-carnaval e seguirá, de forma ininterrupta, até o término do carnaval, no dia 14 de fevereiro.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos destaca que os três módulos estão em pontos estratégicos para garantir agilidade no atendimento e assegurar o máximo de resolutividade possível nas ocorrências. “Para o maior pré-Carnaval e Carnaval da história de Salvador, vamos assegurar também a maior e mais completa estrutura já vista para assistência à saúde dos foliões. Estamos trabalhando incansavelmente de forma preventiva desde o segundo semestre de 2023, visando garantir recursos porque entendemos a importância da prestação desse serviço durante as festas, com qualidade de acolhimento e agilidade nos fluxos. Contudo, é importante orientarmos os foliões que tenham responsabilidade, cuidado e moderação; que se hidrate com bastante água, se alimentem bem, e que assim, tenham um carnaval de muita saúde e paz”, considerou Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal da Saúde de Salvador.

Além dos módulos, as ambulâncias e motolâncias do SAMU 192 também estarão à disposição nos circuitos para casos de maior gravidade, que por ventura necessitarem de transferências para unidades hospitalares.