Para além de um ambiente de aprendizado, troca de informações e diálogo, o 58° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), realizado no Centro de Convenções da capital baiana entre os dias 10 e 13 de setembro, também foi um local de cuidado. A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), a convite da Secretaria de Vigilância a Saúde do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), marcou presença nos três dias de congresso com a oferta de vacinas bivalente e Influenza. Ao todo 211 doses foram aplicadas, sendo 105 da bivalente e 106 da vacina contra a gripe.

O MEDTROP 2023 foi uma realização da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), considerado o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina, que reuniu mais de três mil participantes.O evento contou com uma grade científica central e 3 eventos satélites simultâneos: o Fórum de Doenças Negligenciadas (Fórum DN); a Reunião Aplicada de Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish); e o Workshop da REDE-TB (Rede de Tuberculose).

“Estivemos em mais um processo de intensa troca coletiva sobre políticas públicas eficientes. E nesse contexto tem a vacinação, que é um auto cuidado, mas que beneficia não só o indivíduo como toda coletividade,e por isso colocamos equipes de imunização durante toda realização do evento para ampliar a cobertura da nossa cidade, bem como garantindo mais segurança às cidades de origem dos participantes do Congresso, por isso seguiremos fortalecendo as atividades de rotina e ações estratégicas como essa”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos que visitou os estandes do evento.

O congresso foi palco das discussões em epidemiologia, vigilância e doenças tropicais da América Latina, com a presença de mais de 500 renomados especialistas do Brasil e exterior, que compartilharam com gestores de diversos segmentos da saúde, ações de controle e vigilância, por se tratar de um evento que cuida das doenças abraçadas pelo SUS