A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira (7), a cerimônia conjunta de formatura de novos profissionais médicos da terceira turma do Programa de Residência em Medicina de Emergência, da quarta turma do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, e da primeira turma do Ano Adicional do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, com ênfase em Saúde Mental e Cuidado à População em Situação de Rua.

A formatura reuniu profissionais, docentes, discentes e seus familiares, além de gestores da rede de saúde municipal, em celebração aos 11 novos profissionais que receberam as titulações promovidas pelo Programa Integrado de Residências em Saúde de Salvador. Desde 2019, 33 profissionais concluíram as formações em Medicina de Emergência e Medicina de Família e Comunidade, entre eles, este ano de 2023 um adicional, dois formandos em Medicina de Família e Comunidade ênfase em Saúde Mental e Cuidado à População em Situação de Rua.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, compondo a mesa, enalteceu a importância da conquista para a rede e sociedade. “Investimos em uma rede cada vez mais estruturada, formando profissionais qualificados e humanos. Um profissão que precisa de humanidade e acolhimento, alguém que sabe que para estar ali tem que honrar a sua trajetória, mas sobretudo o dom da vida que é colocada em suas mãos”, declara.

A gestora aproveitou ainda para parabenizar e aconselhar aos novos formandos: “ Os desafios são enormes, mas temos feito história. Se tem algo que eu peço a vocês é, honrem a oportunidade que tiveram de aprendizado, mas sobretudo de amor com cada pessoa, em cada comunidade ou hospital. O espírito de servir, o acreditar no que se faz é único e ninguém irá tirar de vocês”, completa.

Joice Reis, formada em Medicina de Família e Comunidade destacou a importância do momento para o reconhecimento da especialidade. “Muita gente ainda não sabe o que um médico de família faz, e muitas vezes ainda há pouco interesse pela área, mas estamos aqui para reafirmar o quanto somos potentes e podemos fazer. Somos também uma especialidade médica. Os médicos de família e comunidade têm um olhar mais generalista e buscam um atendimento mais completo e integral para o indivíduo em todos os seus ciclos de vida”, declarou.

Além da gestora Ana Paula Matos, estiveram presentes na ocasião, o Coordenador da Comissão de Residência em Família (COREME) e Diretor da DAPS, Augusto Vidreira; e Ivan Paiva representando a DAEG; o Diretor da ESPS, Christian Tirelli; e Gustavo Mettig, Diretor do Hospital Municipal de Salvador representando José Antônio, Provedor da Santa Casa da Bahia. O evento contou com o apoio da Santa Casa de Misericórdia Da Bahia na disponibilização do espaço de realização e toda a estrutura necessária para a realização da cerimônia.