banner-bucal

Apresentação

A Coordenação de Saúde Bucal é composta por uma equipe técnica de 05 profissionais, que possuem a competência de implementar, fomentar ações para a organização e funcionamento adequado da rede de serviços do município de Salvador – BA. Dentre as principais atribuições destacam-se: prestar suporte técnico institucional ao município, em conjunto com os distritos sanitários de saúde; qualificar e apoiar os profissionais da rede quanto aos programas que integram a política nacional de saúde bucal; realizar o processo de credenciamento das novas equipes; monitorar e avaliar as ações odontológicas através dos sistemas de informações; produzir e disponibilizar informações, elaborar manuais, instrutivos e demais instrumentos que orientem as ações da saúde bucal.

Equipe

Ticiane Teixeira de Mendonça 
Coordenadora de Saúde Bucal

Edlair Maria Cunha Barbosa Costa
Cirurgiã – Dentista/ Sanitarista

Jannine Baultar Costa
Cirurgiã – Dentista/ Sanitarista

Raimundo Santos Menezes Filho 
Cirurgião – Dentista/ Sanitarista

Jaqueline dos Santos Nunes 
Enfermeira/ Sanitarista

Informativos/Documentações

Noticias

ESTUDO APONTA QUE SALVADOR TEM MELHOR SAÚDE BUCAL DO NORDESTE

Qui, 22 de Outubro de 2015 18:37

O Levantamento Epidemiológico em Odontologia realizado entre os meses de abril e setembro deste ano, apontou que Salvador tem a melhor saúde bucal entre as capitais da região Nordeste do Brasil.

O estudo, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Universidade Federal da Bahia, coletou dados amostrais de 8 mil indivíduos entre pré-escolares e idosos do município com o objetivo de diagnosticar a situação odontológica dos habitantes da cidade, bem como, quais são as regiões que apresentam os piores índices para que o resultado possa subsidiar o planejamento das estratégias para os próximos anos.

Entre os resultados mais representativos do estudo, destaca-se o índice que mensura a média de dentes cariados, obturados e perdidos (CPOD) na faixa etária de 12 anos, quando foi obtido um indicador de 0,8%, isto é, menos de um dente acometido por cárie a cada 100 indivíduos. O levantamento registrou ainda que quase 65% dessa população estava livre da doença.

“Os resultados foram bastante satisfatórios, sobretudo, nos distritos sanitários do Pau da Lima e Subúrbio Ferroviário. Também obtivemos os melhores indicadores desde os últimos levantamentos realizados”, destacou Ticiane Mendonça, responsável pela Saúde Bucal de Salvador.

Ampliação da rede – A ampliação da cobertura em saúde bucal também tem sido uma das prioridades da Prefeitura. Em quase três anos da atual gestão, a Secretaria Municipal da Saúde já ampliou de 66 para 153 o número de equipes odontológicas na estratégia de saúde da família na capital.

Além disso, cerca de 500 profissionais entre dentistas e auxiliares bucais foram contratados pela administração, garantindo resolutividade e dinamicidade à assistência. Três Centros de Especialidades Odontológicas (3 CEO’s) em Periperi, Federação e Mussurunga foram totalmente requalificados em Salvador, prestando atendimentos de média e alta complexidade na área de odontologia.

De forma pioneira, a Prefeitura introduziu os serviços de prótese dentária de forma totalmente gratuita, sendo estes oferecidos nos CEO’s do município. A SMS conta ainda com duas unidades odontológicas 24 horas – na Liberdade e em Brotas -, bem como, introduziu em todas as UPAS o atendimento de urgência e emergência ininterruptos à população.

Serviços

ATENÇÃO PRIMÁRIA

A Atenção Primária caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (Portaria 2.488/11).

O atendimento odontológico na atenção primária ocorre através das Unidades Básicas de Saúde tradicionais e, Unidades com a Estratégia de Saúde da Família, fornecendo procedimentos odontológicos básicos individuais. Competem também à atenção primária ações de promoção de saúde bucal e prevenção dos agravos, bem como, o encaminhamento de pacientes para o nível de atenção secundária e terciária.

No que tange à Saúde Bucal, existem duas modalidades de equipe na atenção primária: tipo I, que é composta por Cirurgião-Dentista (CD) e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e a tipo II, que é composta por CD, ASB e Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Na atenção primária são realizados os seguintes procedimentos odontológicos básicos individuais:

  • Atividades educativa/ orientação em grupo;
  • Atividade coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica;
  • Primeira consulta odontológica programática;
  • Profilaxia;
  • Aplicação tópica de flúor;
  • Sessões de bochecho fluoretado;
  • Escovação supervisionada;
  • Aplicação de selantes;
  • Restaurações provisórias, restauração de dentes decíduos e permanentes;
  • Raspagem supra e subgengival;
  • Atendimento/ consulta de urgência na atenção primária;
  • Acesso endodôntico com aplicação de medicação intracanal;
  • Exodontias;
  • Radiografias periapicais;
  • Encaminhamento para os CEO´s, entre outras atribuições do cirurgião-dentista.

ATENÇÃO SECUNDÁRIA

Os serviços de odontologia da atenção secundária são realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s) que fornecem atendimentos especializados de acordo com a necessidade específica de tratamento do paciente.

O CEO é classificado como uma clínica especializada ou ambulatório de especialidades, estando preparado para oferecer à população, serviços como:

  • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;
  • Periodontia;
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
  • Endodontia
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais prótese;
  • Radiologia;
  • Odontopediatria;
  • Prótese.

O Município de Salvador conta com seis CEO´s, tendo como objetivo prestar um atendimento de qualidade, cuidando sempre com ética e com comprometimento, para o bem estar da população.

ATENÇÃO TERCIÁRIA

A atenção terciária na saúde bucal ocorre a nível hospitalar, fornecendo atendimentos odontológicos de média e alta complexidade. Em ambiente hospitalar, o cirurgião-dentista pode atuar tanto em nível ambulatorial quanto em regime de internação.

São exemplos de atendimentos realizados neste nível de atenção:

  • Correção de fraturas faciais;
  • Atendimento a pacientes portadores especiais;
  • Atendimento a pacientes que necessitem de anestesia geral para realização de procedimentos odontológicos, dentre outros.

O município de Salvador não possui hospitais sobre sua gestão, sendo de competência do Estado fornecer os serviços odontológicos neste nível de atenção.

UPA’s e UAO’s

A prefeitura de Salvador dispõe de 05 UPA’s  e 02 Unidades de Atendimento Odontológico (UAO), que realizam atendimentos odontológicos de urgência, compondo a rede de complexidade intermediária, onde a população tem atendimento ininterrupto.

Nas UPA’s e UAO’s são tratados pacientes que apresentem:

  • Hemorragias bucais;
  • Traumas e fraturas dentárias;
  • Abscessos dentários;
  • Dor intensa, entre outras condições de urgência.

 Após a resolução da urgência, e caso haja necessidade de continuidade do tratamento, o paciente deve ser encaminhado para atenção básica, secundária ou terciária.

Links

Contato

Secretaria Municipal da Saúde de Salvador
Rua da Grécia, n°3 A Ed. Caramuru – Comércio CEP: 40010-010

Telefone:
(71) 3202-1059

Email:
saudebucal.ssa@gmail.com