Estudos da Organização Mundial de Saúde constataram as dificuldades dos portadores de HIV/AIDS em conseguirem atendimento odontológico e desde o começo dos anos 90, definiram estratégias para garantir o acesso ao serviço.

Seguindo esta indicação, a Secretaria Municipal da Saúde através da Área Técnica de Saúde Bucal promove nesta quinta-feira (28), uma ação social na Casa de Apoio e Assistência ao Portador do Vírus HIV (CAASAH).

A ação busca desmistificar os preconceitos no atendimento ao paciente soropositivo, que deve ser igual ao de qualquer cidadão, sendo tomadas as devidas medidas de biossegurança (uso de equipamentos de proteção individual, esterilização de instrumentais).

Serão realizadas atividades de educação em saúde com orientações sobre tratamento e prevenção de doenças, além de escovação supervisionada com distribuição de escovas. Também será oferecido atendimento ambulatorial (extração, restauração e/ou aplicação de flúor) através do serviço itinerante odontológico municipal, o Odonto Móvel. Os casos de maior complexidade receberão encaminhamento para os centros especializados.

O evento ocorrerá a partir das 9h, na sede da CAASAH, localizada na Rua Rio Paraguassu, nº. 08, Monte Serrat.