A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) celebrou em 06 de setembro, um convênio com o Centro Integrado de Inclusão e Promoção Social – CIPS e o Ministério da Saúde, para implantação em Salvador do ‘Mosquito Zero’, aplicativo de Participação Social, Tecnologia e Monitoramento dos Focos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.  convênio terá vigência até 07 de janeiro de 2017 e pode ser prorrogado mediante termo aditivo.

Com um smartphone ou tablet o cidadão pode tirar uma foto de um possível foco do mosquito e enviar para uma central de monitoramento. As informações coletadas vão nortear as ações para conter o vetor. A implantação começará por uma região onde há maior incidência e depois vai se estender para todos os bairros da cidade.

Além de identificar os focos do mosquito, a ferramenta também fará o registro online dos casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika e vai gerar um mapa da situação das patologias por localidade. O dispositivo estará disponível na plataforma Android.

O aplicativo foi o vencedor do concurso de ideias inovadoras da FAPESB (Fundação de Amparo ao Pesquisador). O projeto foi o único no Brasil aprovado no chamamento público para financiamento por parte do Governo Federal.