Serviços gratuitos são oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde; confira onde achar

Mais de 16 mil animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente, nos Castramóveis ou em clínicas contratualizadas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, entre janeiro e o início de dezembro. O procedimento cirúrgico previne doenças e reduz comportamentos indesejados, além de ser o principal aliado para o controle populacional.

Atualmente, dois castramóveis funcionam na capital baiana, de segunda à sexta-feira, no Parque da Cidade, na Av. Antônio Carlos Magalhães (ACM) e no Salvador Norte Shopping, no bairro de São Cristóvão.

O titular da pasta, Decio Martins lembra ainda que a esterilização, além de evitar agravos nos animais, reduz consideravelmente o abandono em via pública. “É importante sensibilizar à população de que essa prática é crime, prevista em lei. Salvador utiliza também a tecnologia ao seu favor no quesito de saúde animal, já que todos os bichos que passam pelo nosso serviço de castração, recebem um microchip implantado na pele. Mesmo não sendo usado como recurso para localizar o bicho, caso ele se perca, o microchip pode ser instrumento de conferência do tutor, para checar se o animal que encontrou é de fato o seu”.

A diretora da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), Michelle Holanda reforça a castração prolonga a vida do animal. “A prevenção de doenças graves, como câncer, é também um dos benefícios que a esterilização traz. A agressividade ou demarcação de território diminuem consideravelmente, portanto, conserva a saúde mental do bicho e a integridade física dos tutores”.

Como ter acesso à castração

Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos, desse total, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h, sempre por ordem de chegada, mediante liberação de vagas. Os demais espaços podem ser agendados no e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal.

Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
Para ter acesso a castração, o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, no caso de fêmeas, não podem estar em período gestacional.

Vacina antirrábica

Em 2022, cerca de 250 mil cães e gatos foram protegidos contra a raiva com a vacina antirrábica ofertada gratuitamente, em Salvador. Durante a Campanha, entre agosto e setembro, houve um incremento de mais de 200 mil animais imunizados. A estratégia mobilizou pontos fixos, drive-thrus e dupla volantes de agentes de saúde realizando busca ativa em diversas localidades da capital baiana.

A vacina antirrábica faz parte da rotina das unidades de saúde, a oferta acontece em 100 postos, de segunda à sexta-feira, das 08h ás 14h. A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica a chefe do setor de raiva do CCZ, Danielle Dantas.