Mobilização conta com pontos itinerantes e salas de vacinas em postos de saúde para ampliar o acesso a dose

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Salvador protegeu mais de 120 mil animais, o que corresponde a 48% da meta estabelecida na estratégia. Até o fim da mobilização, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde espera vacinar 249 mil cães e gatos.

A intensificação da oferta do imunobiológico para os animais amplia o acesso a dose e a proteção contra o vírus da raiva. Os tutores interessados devem buscar uma das 100 salas de vacinas nos postos de saúde ou pontos itinerantes nos bairros da capital baiana, sempre das 08h às 14h, de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana ainda é possível encontra o imunizante em pontos fixos de centros comerciais e drive-thru.

A estratégia acontece até o dia 8 de setembro, sendo o que no dia 2/9 será o Dia D. Antes de sair de casa, é possível verificar a programação antes de sair de casa no Instagram @smssalvador e site saude.salvador.ba.gov.br.

Devem ser imunizados a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi
registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

No próximo fim de semana, 26 e 27 de agosto, os pontos fixos estarão no Shopping da Bahia, Salvador Shopping e no Bela Vista, no sábado das 09h ás 16h e no domingo de 12h às 17h; já os pontos volantes em distritos sanitários Brotas, Boca do Rio, Cajazeiras, Pau da Lima e São Caetano/Valéria funcionam das 09h às 15h.