Programação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Salvador (SAMU 192) será homenageado nesta terça-feira (20), devido a eficiente atuação no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. A homenagem, que acontece no Detran, integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito, cujas ações foram iniciadas neste domingo com uma caminhada do Cristo ao Farol da Barra.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 38 mil pessoas perdem a vida a cada ano no Brasil devido aos acidentes de trânsito, ao mesmo tempo em que 124 mil são internadas com lesões. Os motociclistas respondem por 32,5% deste percentual de internamento. Além de provocar grande sofrimento para as vítimas e seus familiares, os acidentes são responsáveis, dentre outras causas externas, pelo maior número de internações, além de representar altos custos hospitalares, perdas materiais, despesas previdenciárias, configurando dessa forma, um problema de saúde pública.

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A resolução foi elaborada com base em estudos da Organização Mundial de Saúde que estimou em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. O desafio é reduzir em 50% os índices de óbitos e feridos através de medidas de prevenção contra a violência no trânsito com a participação de todas as esferas de poder e da efetiva participação da sociedade.

A Bahia ocupa o terceiro lugar do Nordeste em número de mortes nas rodovias, ocasionadas por acidentes de trânsito. As estatísticas apontam as BR’s 101 (divisa com Espírito Santo), 116 (entre Feira de Santana e a divisa com Minas) e 324 (Salvador-Feira de Santana) como as mais perigosas.

Até a sexta-feira (23) serão realizados diversos encontros sobre o tema (programação).