O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu hoje do Ministério da Saúde, 29 motolâncias (motocicletas equipadas para atendimento pré-hospitalar) que já serão usadas para reforçar a assistência médica no carnaval. Galeria de imagens

Os novos veículos serão indispensáveis no apoio aos Postos de Saúde montados nos circuitos da folia, em virtude da grande aglomeração de pessoas e a interdição de vários acessos.

A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia. O evento contou com a presença do Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito, do Coordenador Geral do SAMU 192, Ivan Paiva, do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame e do Secretario da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Das 29 motolâncias, 24 atenderão a capital baiana e as outras cinco cobrirão a Região Metropolitana. “Salvador tem uma geografia que dificulta o acesso das ambulâncias, por isso as motos trazem uma grande expectativa de melhora no atendimento, que já é muito bom”, afirma Dr. Brito.

Salvador e Região Metropolitana contam agora com uma frota de 56 ambulâncias, 34 motolâncias, duas ambulanchas (UTI móvel marítima), garantindo assim mais rapidez e eficiência na prestação de socorro. “As novas motos vão ser muito úteis, principalmente agora no carnaval, por causa da dificuldade que a gente tem de chegar ao local onde está a vitima. Além disso, o custo é mais barato do que as ambulâncias convencionais”, explica o coordenador do SAMU, Ivan Paiva.

Segundo o representante do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, a entrega das novas motolâncias em Salvador tem um significado especial, já que é a primeira capital do país em que houve uma apresentação formal dos veículos. “O SAMU é um dos programas de saúde mais importante do Governo Federal. E aqui em Salvador a Prefeitura tem se destacado pelo cuidado e inovação do serviço”, diz Beltrame.

O serviço também foi elogiado pelo Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, que parabenizou Dr. Ivan Paiva pelo ótimo trabalho que vem fazendo na coordenação do SAMU. “O sucesso do serviço tem um peso municipal muito grande. A gente espera que essa nova aquisição melhore ainda mais os atendimentos”.

Ao final da solenidade, os socorristas do SAMU estrearam as motolâncias em comboio pelas principais ruas e avenidas da cidade.