viva_coracao_2012

Saber como socorrer uma pessoa que sofreu parada cardíaca pode fazer a diferença entre a vida e a morte, uma vez que a maior causa de morte súbita acontece por doenças cardiovasculares.

Em Salvador, o SAMU 192 registra diariamente uma média de seis chamados em conseqüência de paradas cardíacas. Por isso, o órgão criou o Projeto Viva Coração que oferece treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV) e utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA), em locais de grande circulação de pessoas.

Na manhã de hoje (05), os funcionários e usuários da Estação de Transbordo Pirajá foram capacitados para agir de forma segura em situações de risco iminente de morte até a chegada da equipe médica de socorro.

De acordo com a enfermeira do SAMU, Suzely de Almeida as contrações cardíacas são procedimentos de extrema importância e devem ser realizados mesmo por quem não é da área da saúde. “Na compressão, a mão funciona como estimulador da normalização da freqüência cardíaca, que leva à recuperação do paciente”, esclarece. A cada minuto decorrido, a chance de sobrevivência diminui em 10%. Passados dez minutos, já não há mais chance de salvamento.

O treinamento abordou ainda o passo a passo de uma massagem cardíaca, a abordagem e segurança no momento do socorro, a avaliação primária da vítima e o treinamento prévio no uso do desfibrilador.