Ação qualifica os trabalhadores para prestar assistência em casos de urgência e emergência nos espaços escolares

As escolas da rede municipal de Educação de Salvador vão ganhar um reforço na assistência de casos de urgência e emergência dentro dos espaços educacionais. Nesta terça-feira (25), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza mais uma edição do Curso de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes nas Escolas (PSPAE), no auditório do Samu, no bairro do Pau Miúdo.

A nova turma terá 35 profissionais que atuam na Educação Infantil, entre eles, professores, gestores, auxiliares administrativos e outros.

Serão ministradas, por exemplo, as manobras de ‘Heimlich’, utilizada em casos de obstrução das vias aéreas ocasionadas por um objeto e auxilia a movimentação do objeto ou expulsão do mesmo. A reanimação cardiorrespiratória também entrou na pauta do curso, essa ação é feita em casos de extrema urgência, quando a vítima não apresenta sinais vitais.

A secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos destaca a importância de compartilhar conhecimento com os educadores e outros trabalhadores das escolas, que estão presentes nos anos iniciais das crianças e devem reconhecer situações em que o próprio menor não consegue relatar. “Estamos muito animados com essa colaboração, vamos alinhar novas turmas para alcançar o máximo de profissionais possíveis. Este treinamento é fundamental porque ensina como conduzir casos de engasgamento, por exemplo, em que socorro tem que ser imediato, então, se houver uma pessoa preparada para prestar o atendimento à criança, isso pode salvar uma vida”, explica.