Uma paciente vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), de 90 anos, moradora de Ilha de Maré, foi socorrida por uma equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na localidade. Para salvar a idosa, a equipe médica acionou o Grupamento Aéreo (Graer), para atravessar a Baía de Todos os Santos.

A resolutividade do atendimento a paciente possibilitou estabilidade do quadro clínico no voo e foi recebida no Hospital Municipal de Salvador, por uma equipe de urgência. A cena chamou a atenção da comunidade quilombola de Ilha de Maré, pela rapidez e dinâmica de socorro.

“Assim que a aeronave chegou garantimos que a paciente tivesse seu bem-estar preservado para uma regulação tranquila. Houve a preocupação que a ação integrada tivesse um fluxo rápido para salvar a vida da vítima”, explicou Ivan Paiva, coordenador médico do Samu.