samu_7anosHá 7 anos atuando em Salvador, completados nesta quarta-feira (18), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 presta mais de mil atendimentos por dia na capital baiana e região metropolitana, sendo quase trezentos deles presenciais. São mais de 21 bases espalhadas pela cidade funcionando 24 horas para garantir maior agilidade no atendimento.

Hoje, o SAMU conta com 41 ambulâncias na capital e 15 na Região Metropolitana, que atendem Itaparica, Vera Cruz e Lauro de Freitas. Todas foram equipadas com desfibriladores externos automáticos (DEA), que facilitam o atendimento das vítimas de parada cardíaca em locais de grande trânsito de pessoas. Além disso, uma ambulancha (UTI móvel marítima) e vinte e quatro motolâncias (motocicletas equipadas para atendimento pré-hospitalar) prestam atendimento à população. Este recurso é de fundamental importância na redução do tempo de resposta às ocorrências.

Atividades integradas

Nesses 7 anos de atuação, o SAMU implantou três grandes programas.

Projeto Viva Coração: Visa garantir um primeiro socorro em casos de vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa em pontos de grande circulação da cidade como estações de transbordo e instituições públicas. Para isso, são instalados nesses locais Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e feito o treinamento de profissionais ou pessoas interessadas. Durante o curso é apresentado um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial para sustentar a oxigenação e perfusão de órgãos vitais. Já contam com desfibriladores, as ambulâncias de suporte básico do SAMU, Motolâncias, Estação da Lapa, Estação Pirajá, Estação Mussurunga, Estação Iguatemi, Estação da Calçada, Ministério Público da Bahia, Fórum Ruy Barbosa, USF Arenoso, Mercado Modelo, Secretaria Municipal da Saúde, e sede do SAMU.

SAMU nas Escolas: Visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de capacitá-los para manobras de suporte básico de vida. A equipe trabalha com a conscientização dos alunos, destacando a importância do Serviço para a sociedade e os riscos que os trotes oferecem, como a saída de ambulâncias para chamadas falsas enquanto outros pacientes em estado grave realmente estão necessitando do atendimento de urgência. Dentre os assuntos abordados durante o treinamento, os alunos aprendem na prática manobras de Ressucitação Cardiopulmonar (RCP). Cada participante recebe um boneco e são instruídos como proceder ao encontrar uma pessoa desmaiada. Uma pessoa inconsciente a partir do quarto minuto inicia uma lesão cerebral, sem tratamento em 10 minutos vem a falecer. Por isso é importante que o maior número de pessoas saiba fazer o RCP corretamente. Os alunos acabam tornando-se multiplicadores no atendimento emergencial a uma vítima de parada cárdiorrespiratória. De julho de 2009 a maio deste ano, foram triados cerca de 1.300 pacientes, com diagnóstico confirmado em cerca de 700 pacientes que receberam o tratamento específico. Essas pessoas foram atendidas em suas próprias residências ou já se encontravam em unidades de saúde com suspeita de infarto.

Rede Regional Integrada de Atenção ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAMCSST): O infarto agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte no país, sendo que de 25 a 35% dos infartados morrem antes de receber cuidados médicos. Por isso, um atendimento rápido e adequado ao paciente significa a diferença entre a vida e morte. Com este objetivo, o SAMU 192 implantou em julho de 2009, a Rede Regional Integrada de Atenção ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAMCSST), objetivando ampliar e qualificar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, um trabalho pioneiro na América Latina. O Protocolo IAM foi criado para aumentar as taxas de tratamento adequado no sistema público em Salvador, agilizando os atendimentos, internações e cirurgias de pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio.

Trotes:

O SAMU 192 é um programa que tem como objetivo prestar o socorro à população em qualquer lugar. Com esse serviço é possível verificar a diminuição no número de óbitos e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Muitas pessoas, no entanto, deixam de ser atendidas por causa dos trotes feitos pela própria população. São cerca de 2 mil trotes por dia, ou seja, quase 30% das ligações recebidas.

Saiba mais:

O socorro é feito após chamada gratuita feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que procuram saber o motivo da chamada. Se for uma solicitação médica, o telefonema é transferido para um médico regulador que vai orientar o paciente, ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras medidas a serem tomadas. O médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente e orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. O paciente será conduzido a uma unidade de saúde pertinente com seu quadro clinico, resolutividade e proximidade geográfica.

PARABÉNS A TODA EQUIPE DO SAMU SALVADOR!