Com mais de dois milhões de atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador completa 18 anos, nesta terça-feira (18/7). O órgão, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante que milhares de vidas sejam salvas diariamente com rápida atuação nas ocorrências da cidade.

Atualmente, o Samu conta com 12 bases e cinco pontos de apoio espalhados de forma estratégica para contemplar as localidades da capital baiana; além disso, são 62 ambulâncias, entre básicas e avançadas, 08 motolâncias, duas ambulanchas e um helicóptero em parceria com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar.

Mais de mil profissionais estão envolvidos no salvamento de vida, desde quem atende as ligações para o 192, passando pelos médicos que dão as primeiras orientações e também os motoristas que dirigem as ambulâncias que prestam toda assistência necessária, com uma média de 15 minutos para chegar aos locais das ocorrências.

A vice-prefeita e secretária da Saúde da capital baiana, Ana Paula Matos destaca que o Samu Salvador é um dos programas com alto índice de resolutividade e que presta um nobre serviço à população na manutenção e salvamento de vidas. “São 18 anos de entrega por amor a vida dos soteropolitanos. O nosso compromisso é oferecer qualificação e reconhecimento para que os profissionais continuem acolhendo as demandas com cada vez mais assertividade, levando segurança e alívio para quem mais precisa”.

O médico e coordenador do Samu, Ivan Paiva celebra a maioridade do órgão e afirma que a dedicação dos colaboradores faz toda a diferença para consolidar o serviço com resultados expressivos para na preservação da vida. “Atuar no Samu é saber que cada dia é único, são muitas variáveis, a gente nunca sabe o que vai acontecer e temos que estar preparados para tudo. Precisamos ter preparo físico, controle emocional, consciência, responsabilidade, capacidade para tomar decisões sob pressão e, também vocação, para a realização de um trabalho eficiente”, enfatizou.

Projetos e treinamentos do Samu Salvador

Ao longo dos anos, o Samu implementos diversos projetos e treinamentos para transmitir a população a importância dos primeiros socorros em casos de urgência e emergência. Entre eles, estão o “Samu nas Escolas” para incentivar a cultura de salvamento para crianças e adolescentes, além de treinar professores e comunidade escolar.

Locais de grande circulação de pessoas e órgãos públicos, como Ministério Público (MP) e Prefeituras-bairros são alvos do projeto “Treinamento com a comunidade”. Os socorristas realizam abordagem espontânea para que os interessados possam aprender as manobras de primeiros socorros. O treinamento se estende ainda para trabalhadores de setores que tem contato com situações de risco como Transalvador, Salvamar e Corpo de Bombeiros.

De prontidão, o Samu Salvador também é responsável por atuar na linha de frente de simulados para ocasiões que possam apresentar risco de múltiplas vítimas como Copa do Mundo e Carnaval.