cartao_vermelho_aids

O diretor do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (Unaids), Djibril Diallo, reuniu-se, nesta sexta-feira (6) pela manhã, com o prefeito João Henrique para tratar do lançamento em Salvador da campanha “Cartão Vermelho para a Aids”, que integra as ações desenvolvidas  com foco na realização da Copa 2014.

O encontro foi realizado no Palácio Thomé de Souza, e contou a participação do representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) no Brasil, Pedro Chequer.

Salvador foi escolhida – entre 12 cidades brasileiras que vão receber a Copa do Mundo – para sediar o trabalho do Cartão Vermelho para a Aids. Na reunião, que contou com representantes de diferentes secretarias municipais e da Câmara de Vereadores, se discutiu a participação articulada da Prefeitura com outras instituições para realização da campanha, cujo tema no Brasil será “Zero Discriminação, zero novas infecções, zero mortes relacionadas com Aids”.

Segundo Djibril Diallo, as ações do “Cartão Vermelho para a Aids” serão voltadas em especial para o público jovem, e vão enfatizar a importância do combate à violência contra mulher. “Hoje, existem 34 milhões de infectados com o vírus em todo o mundo. Metade dessas pessoas tem entre 15 e 24 anos”, revelou o diretor da Unaids, ressaltando que esses números crescem a cada ano.

A campanha da Unaids foi realizada pela primeira na Copa da África do Sul (2010). De acordo com Diallo, a iniciativa teve impacto direto na redução dos casos de infecção por HIV naquele país. A proposta do órgão da ONU é desenvolver a campanha antes e durante a realização da Copa, utilizando estratégias de comunicação que envolvam os serviços públicos, a participação dos prefeitos das 12 cidades-sede e personalidades do futebol. “Vamos ter distribuição de preservativos e ações educativas contra a violência e a discriminação, mas também vamos aos campos de futebol de rua para chegar às populações mais vulneráveis”, contou o diretor da Unaids.

O prefeito João Henrique destacou a importância da iniciativa e a satisfação de Salvador ao sediar a campanha para todo o Brasil. “Nos colocamos à disposição para todo tipo de cooperação, para que este trabalho tenha a melhor efetividade possível”, destacou, lembrando que a administração municipal tem uma história de parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). “Desde 2010, a ONU atua em Salvador em um espaço cedido pela Prefeitura, fato que muito nos orgulha”, disse o prefeito.

Como saldo da reunião, será firmado um termo cooperação técnica entre a Prefeitura e a Unaids. Também presente à reunião o assessor de Relações Internacionais e gestor do escritório da Copa, Leonel Leal, explicou que a ideia é criar de imediato um grupo de trabalho envolvendo diferentes áreas da administração municipal, como Ação Social, Saúde, Educação e Comunicação, para atuar de forma articulada com a Unaids e outros parceiros.