caminhada_hepatites_2013
A partir desta segunda-feira (29) até o dia 02 de agosto serão ofertados gratuitamente à população soteropolitana testes rápidos para detecção das hepatites virais, HIV, e sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA (Dendezeiros), Serviço Municipal de Assistência Especializada – SEMAE (Liberdade) e no estacionamento externo do Salvador Shopping, em frente ao Hospital Sarah, através de um ônibus adaptado.

A ação faz parte da XI Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais e Semana de Diagnóstico de Hepatites Virais e visa chamar atenção para doença e a importância do diagnóstico precoce uma vez que a hepatite viral, que causa inflamação no fígado e pode levar à morte, é silenciosa.

Na manhã desde domingo (28), uma caminhada do Porto ao Farol da Barra promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e parceiros marcou o Dia Mundial de Combate à doença que atingiu 2.865 pessoas (incluindo todos os vírus) na capital baiana entre 2008 e 2013, sendo 280 apenas este ano.

O Secretário Municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, marcou presença e anunciou uma série de medidas que serão implantadas para garantir assistência ao público alvo. “Neste segundo semestre instalaremos vários serviços na linha de cuidado aos portadores de hepatites, além de ampliar as ações em todos os Distritos Sanitários num esforço de se fazer a busca ativa de novos casos e atividades educativas de prevenção. Já em agosto inauguraremos o primeiro centro de referência para o tratamento dos portadores de hepatites virais, que funcionará no Posto de Saúde da Rua Carlos Gomes. Um marco na assistência do Município de Salvador”, comemorou o gestor municipal.

Além dos testes rápidos estão previstas ainda nesta semana, uma série de atividades educativas com distribuição de folhetos informativos nos Hospitais Irmã Dulce e Manoel Vitorino, Estação Rodoviária de Salvador e no Shopping Pituba Parque Center.

Vacina – A vacinação gratuita contra a hepatite B é mais uma aliada ao controle do agravo. Os postos de saúde do município disponibilizam a dose para a população de 0 a 49 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas).