Gestantes, puérperas e pessoas que apresentaram eventos adversos graves após aplicação da Oxford/Astrazeneca poderão receber dose complementar com outro imunizante

As grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas que apresentaram eventos adversos graves após aplicação da 1ª dose de Oxford/AstraZeneca em Salvador poderão receber dose complementar com outro imunizante em Salvador.

Para ter acesso à intercambialidade, as gestantes e puérperas que não tenham apresentado eventos adversos pós-vacinal ou que tiveram reações leves, deverão procurar o médico do serviço de saúde público ou privado. O profissional irá realizar a avaliação clínica e indicar vacinação via intercambialidade através do endereço site: www.intercambialidade.saude.salvador.ba.gov.br.

Após o preenchimento dos dados no sistema, será gerado um QR Code com orientações sobre locais para vacinação, conjuntamente com o relatório médico que deverá ser impresso, assinado pelo médico e pela gestante ou puérpera para habilitação da vacinação.

Já os indivíduos que tiveram reações adversas moderadas/graves, após o cadastro feito pelo médico no mesmo sistema eletrônico de intercambialidade www.intercambialidade.saude.salvador.ba.gov.br, o episódio será encaminhado para Câmara Técnica Estadual para avaliação de causalidade e definição de um parecer técnico. O usuário deverá aguardar o contato da equipe técnica de vigilância de eventos adversos pós-vacinação do município que irá realizar a habilitação do mesmo para vacinação de acordo com o parecer emitido pela Câmara Técnica Estadual.

Os Multicentros Liberdade e Carlos Gomes, além da UBS Vila Matos, no Rio Vermelho, serão os locais de aplicação da segunda dose vacina COVID-19 via intercambialidade na capital baiana.