banner_macro_nordesteComeçou nesta quarta-feira, 28, em Salvador, a Reunião Macro Regional Nordeste de Coordenações de DST/Aids. O evento que acontece até amanhã no Hotel Tropical da Bahia tem como objetivo discutir ações estratégicas para o controle da epidemia de DST/AIDS na maior região do país em número de estados. Fotos

Representantes dos nove estados do Nordeste e dos municípios que desenvolvem ações voltadas para o enfrentamento das DST e AIDS estão na reunião. “Cerca de 220 pessoas estão aqui trocando experiências. No final nós vamos produzir uma carta com definições que vão ajudar nas decisões políticas nacionais de controle das DST e Aids”, disse a Coordenadora Municipal do Programa de Combate a DST/Aids, Maria Socorro Farias.

Participaram da abertura do evento o Secretario Municipal da Saúde, José Carlos Brito, a Superintendente da Vigilância e Proteção à Saúde da SESAB, Lorene Silva, e outras autoridades. Já foram discutidos neste primeiro dia perspectivas de integração dos programas de Hepatites Virais e Tuberculose, estratégias para desenvolver a prevenção preventiva e orientações sobre a construção do Plano de Ações e Metas de 2010. Nesta quinta-feira serão discutidos os indicadores de monitoramento pactuados para região Nordeste e estratégias de controle das DST.

Segundo Socorro Farias a região Nordeste é a única que consegue manter as reuniões que acontecem duas vezes por ano. “Nós não possuímos os melhores indicadores do país, mas é possível observar melhorias a partir do intercâmbio realizado nesses encontros. As ações de sucesso realizadas por determinados municípios são reproduzidas em outras cidades”, disse a coordenadora. O Fique Sabendo, por exemplo, ação realizada durante o carnaval de Salvador em 2009 para detecção do HIV aconteceu pela primeira vez em Garanhuns, em Pernambuco.

A Reunião Macro Regional Nordeste de Coordenações de DST/Aids está sendo organizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação Estadual de DST/AIDS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, através da Coordenação Municipal de DST/AIDS.