Com o tema “Acolher, formar e Informar”, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador realiza a IV Semana do Residente nestas quinta e sexta-feira (18 e 19 de maio), no auditório do Centro Universitário UniRuy, localizada na avenida Luiz Viana Filho, nº 3172, Paralela. O público alvo são os residentes, trabalhadores e gestores da SMS, bem como líderes e docentes de Instituições de Ensino Superior, autoridades e parceiros da pasta.

O evento tem o objetivo de acolher e integrar os novos residentes dos Programas de Medicina em Família e Comunidade, bem como residentes das residências multiprofissionais em área profissional da saúde, inseridos na rede municipal de saúde da capital baiana. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que é mestra e professora de formação, destaca a importância da Semana do Residente. “Educação e Saúde são duas áreas sociais fundamentais para a sociedade, de modo que essa junção resulta em benefícios tanto para os próprios profissionais, que seguem atuando ainda mais capacitados, e especialmente para os usuários do SUS no âmbito municipal, que recebem uma assistência ainda mais qualificada”, declarou.

Programação

A Conferência Magna de abertura do evento será nesta quinta (18), a partir das 13h30, com o tema “A Contribuição dos Programas de Residências no fortalecimento do SUS”, ministrada por Priscila Souza – Coordenadora Geral das Residências do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGETES).

No segundo dia do evento (19/05), acontece a partir das 8h, uma apresentação sobre o cenário das residências inseridas na rede municipal de saúde de Salvador, a ser realizada por uma profissional técnica do Núcleo de Residências da Sub de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, e posteriormente haverá apresentação da Diretoria de Atenção à Saúde (Atenção Primária e Especializada; saúde mental, urgência e emergência) sobre o trabalho da rede da SMS.

Já pela tarde, a partir das 13h30, o evento terá apresentação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVIS), acerca dos aspectos principais do setor. Finaliza a programação, uma explanação da Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão (DPEG) sobre as estratégias e ferramentas de planejamento da SMS.

IV Semana do Residente é destinada, ainda, aos novos residentes ingressantes na SMS em março e abril de 2023, bem como aos coordenadores das instituições de ensino, profissionais da SMS que atuam como preceptores das residências, profissionais da gestão dos DS e gerentes e profissionais das unidades de saúde da rede.