inauguracao_central_regulacA Secretaria Municipal da Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira, 02, às novas instalações do Complexo Municipal de Regulação. A sede fica localizada na Praça Conselheiro João Alfredo, Largo do Tamarineiro, bairro do Pau Miúdo, ao lado da Central do SAMU 192. Fotos

No local irão funcionar as centrais de leito do município, de regulação de exame de alta e média complexidade como ressonância magnética e tomografia e de autorização de procedimentos, agilizando os processos no tratamento de pacientes. “A unidade funcionará com um sistema informatizado, garantindo maior controle sobre os procedimentos médicos e internações, e uma melhor organização da Rede Municipal de Saúde”, explica Dra. Ana Paula Mattos, coordenadora de Controle, Regulação e Avaliação do município.

De acordo com Dra. Ana Paula a regulação de leitos passará a ser feita pelo município depois da realização do concurso público. Será, portanto, de responsabilidade do CMR regular pacientes que estejam nos PA’s, aguardando leito em hospitais, e ainda aqueles pacientes que precisam ser transferidos de um hospital para outro. Dessa forma a Sesab será responsável pela regulação de pacientes vindos do interior.

Estiveram presentes na inauguração o Secretario de Saúde do Município, José Carlos Brito, o Secretario Estadual de Saúde, Jorge Solla, e ainda os Secretários Estaduais de Planejamento e Segurança, Walter Pinheiro e César Nunes. A presença de todas as autoridades se deve ao novo trabalho que será realizado pelo Complexo Regulatório Estadual, que foi reformado e reinaugurado também nesta sexta-feira, e funcionará ao lado do CMR e trará também a Central de Transplante.

Foram entregues 15 novas ambulâncias à Sesab, todas equipadas com um sistema integrado de rádio cedido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), facilitando a comunicação e reduzindo significativamente os gastos com telefones celulares e com deslocamentos desnecessários. O sistema vai facilitar a localização e o contato entre a Central, as Comissões de Controle, Regulação e Avaliação e as ambulâncias. “A construção das duas centrais em um mesmo espaço vai beneficiar milhares de pessoas. Será um trabalho realizado em parceria, e essa interação renderá bons frutos para a saúde do município”, disse Dr. Brito.