Acontece em Salvador até o dia 02 de outubro, o I Encontro Nacional de Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde – ENAVISS. Fotos – Abertura Oficial

vigilancia_sanitaria_enavis
Fotos: 1º Dia

2_dia_vigilancia_sanitaria
 Fotos: 2º Dia

O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia/DIVISA e da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.

“O objetivo é discutir as práticas de controle sanitário para os serviços de saúde de uma forma abrangente, articulando as áreas relacionadas com a temática, de uma perspectiva transversal de forma a melhorar a qualidade dos serviços”, disse o subcoordenador da Vigilância Sanitária de Salvador, Augusto Bastos.

O evento acontece em duas etapas. A primeira é a realização do pré-encontro que começou nesta segunda-feira, 28. A abertura contou com as presenças do Secretario Municipal da Saúde, José Carlos Brito, do gerente geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Heder Murari e da Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB, Lorene Pinto. “A idéia do pré-evento é ouvir as pessoas envolvidas com o processo de vigilância, para que a gente possa motivar o trabalho realizado diariamente por esses profissionais”, disse Heder Murari. Até está terça-feira, 29, o evento conta, exclusivamente, com a participação de 400 profissionais de vigilâncias sanitárias da Anvisa, dos estados e municípios, inclusive de Salvador.

Durante os dois primeiros dias do encontro foram realizados painéis sobre níveis de competência das ações de vigilância sanitária, arquitetura e isolamento respiratório, epidemiologia hospitalar e recursos humanos em vigilância sanitária de serviço de saúde. Já a partir de amanhã, 30, serão realizados minicursos, mesas-redondas e conferências. A abertura oficial está marcada para hoje, às 19h30, e contará com a presença do Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito.

Atualmente, os serviços de saúde são considerados um importante objeto sob controle da vigilância sanitária. Por conta da sua complexidade agrega uma série de riscos decorrentes do consumo e exposição a diversas tecnologias médicas existentes nestes estabelecimentos (equipamentos, medicamentos, sangue e outros). Com o avanço técnico-científico, novas tecnologias são incorporadas a estes serviços, o que justifica investimentos públicos na sua estruturação e organização.

Até o dia 02 de outubro, cerca de 800 pessoas devem marcar presença, entre representantes da ANVISA; Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais; Comissões de controle de infecção hospitalar; hospitais sentinelas; instituições de ensino e pesquisa; Ministério da Saúde; OPAS; Câmaras setoriais; CONASS; CONASEMS e Operadoras de planos de saúde.