De 3 a 5 de julho, a Prefeitura de Salvador promove a III Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial – Compir, que será realizada no Centro de Convenções da Bahia. Coordenada pela Secretaria Municipal da Reparação e pelo Conselho Municipal das Comunidades Negras, a conferência tem como objetivo discutir políticas de igualdade para a cidade. Convite

marca_sepromiA abertura acontecerá no dia 3, às 18h, com um ato envolvendo representantes de diferentes religiões. Em seguida, começa a conferência de abertura: “Protagonismo Negro e Contra-Hegemonia: por uma Salvador sem Racismo”. O evento será encerrado com uma atividade cultural e um coquetel de confraternização.

No dia 4, as discussões começam às 8h, com a mesa-redonda “Políticas Públicas e Desenvolvimento para a Comunidade Negra Soteropolitana”. Ao longo do dia serão tratados vários eixos temáticos. No último dia da conferência, além dos debates, será realizada a eleição dos delegados que participarão da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

A Compir tem como tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo – Por uma Salvador Afirmativa” e, como subtemas:

I. Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;
II. Políticas de igualdade racial no município de Salvador: avanços e desafios;
III. Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial;
IV. Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

O evento é preparatório para as conferências Estadual (Conepir), a ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, e a Nacional (Conapir), que acontece de 5 a 7 de novembro deste ano e se configura um importante instrumento para que a sociedade busque reafirmar e ampliar o compromisso governamental com a sociedade soteropolitana, mediante as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade.

TEMA: DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO:
POR UMA SALVADOR AFIRMATIVA

03 DE JULHO

13h às 15h – Credenciamento
15h – Leitura e aprovação do Regulamento
18h – Abertura
          Ato inter-religioso
19h – Apresentação Teatral
19h30 – Mesa Institucional

Homenagem aos Ex-Secretários da Secretaria Municipal da Reparação e Ex-Presidentes do Conselho Municipal das Comunidades Negras

20h15 – Conferência de Abertura: “Protagonismo  Negro e  Contra-Hegemonia:  por uma Salvador sem Racismo”
20h40 – Atividade Cultural e Ajeum/Coquetel

04 DE JULHO

MANHÃ
8h – Mesa redonda: “Políticas Públicas e Desenvolvimento para a Comunidade Negra Soteropolitana”
10h – Lanche
10h15 – Eixos Temáticos

TARDE
12h15h – Almoço
14h – Eixos Temáticos
15h30 – Lanche
15h45 – Eixos Temáticos
17h30 – Encerramento

05 DE JULHO

AMANHÃ
8h – Plenária para apresentação das propostas dos grupos e moções
10h – Lanche
10h15 – Continuação da Plenária
12h30 – Almoço

TARDE
14h – Eleições de  delegados/ por segmentos – Sociedade Civil/ Governamental para III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
15h – Plenária Final: Aclamação dos delegados eleitos
17h30 – Apresentação Musical e Ajeum/Coquetel de Encerramento