Ana Paula Matos e equipe da SMS participam do congresso

Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, acontece no Centro de Convenções de Goiânia (GO), o 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) reunindo mais de 11 mil pessoas e representantes de 5568 municípios brasileiros, entre secretários, gestores e técnicos. A programação foi iniciada no domingo (16), com foco na rede de saúde mental e segue até o dia 19 tendo como pauta central a integralidade no SUS, perpassando pela atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica e vigilância em saúde.

Presente no evento, a vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a importância do congresso e parabenizou a nova diretoria do Conasems. “Trata-se do maior evento de gestão da saúde pública da América do Sul e o CONASEMS, mais uma vez, mostra seu comprometimento em auxiliar os municípios na formulação de estratégias para aperfeiçoar seus sistemas de saúde, através da troca de informações, experiências e cooperação técnica. Parabenizo a todos, em nome de Stela Souza, presidente do COSEMS Bahia, pelo nível da organização e escolha dos temas propostos. Que saiamos daqui ainda mais fortalecidos”, destacou Ana Paula Matos, que participa do Congresso como representante da capital baiana e membro do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES).

O Congresso do CONASEMS propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS. Além da tradicional Feira SUS com stands do CONASEMS, COSEMS e expositores, a 37ª Edição do evento conta com diversas atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS; Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS e painéis técnicos.

Na capital goiana, a vice-prefeita e secretária de Saúde foi recebida no Palácio das Esmeraldas, pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Wilames Freire.

Imunização de Salvador

Entre as 450 estratégias de fortalecimento da imunização nos territórios municipais que serão apresentadas ao longo da programação na Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, está a da Coordenação de Imunização da Diretoria de Vigilância da Saúde de Salvador. A coordenadora do setor, Doiane Lemos, foi a responsável pela apresentação do trabalho que descreveu as múltiplas estratégias adotadas no município para ampliação das coberturas vacinais, levando em consideração a identificação e priorização de problemas e desafios; além do envolvimento da sociedade científica e civil. Os melhores trabalhos serão premiados.