Unidade terá capacidade de realizar cerca de 30 mil procedimentos por mês

Nesta terça-feira (17), a partir das 09 horas, a população de Salvador receberá o primeiro Centro de Atenção Psicossocial – CAPS do tipo três. Construído pelo Governo do Estado por meio do Programa de Fortalecimento do SUS (PROSUS), o equipamento que ficará sob gestão da Prefeitura é uma unidade de saúde mental especializada no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes.

No total, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará cerca de 50 profissionais entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e farmacêuticos para realizarão do atendimento interdisciplinar a cerca de 30 mil procedimentos por mês.

O CAPS III vai oferecer atendimentos individuais, visitas domiciliares, oficinas e grupos terapêuticos, bem como a entrega de medicamentos. Além disso, o serviço possui oito leitos para acolher pessoas que por conta de sua situação de saúde, precisarem de observação, tanto no período diurno quanto noturno.

O novo serviço será implantado em duas etapas. Num primeiro momento funcionará das 07 às 19 horas e, posteriormente, atuará com capacidade máxima de forma ininterrupta em regime 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

O CAPS III Jardim Armação fica localizado na Rua Pedro Silva Ribeiro, S/N – Armação (ao lado do restaurante Picuí).